Oshiruko

Oshiruko

Outro dia falei do ozooni. Mas não é a única sopa com mochi no Japão. Existem duas sopas doces, o oshiruko e o senzai. Ambas são feitas com feijão azuki. O oshiruko é feito com pasta de feijão (anko) misturada com água (a gosto, eu prefiro bem rala e pouco doce, há quem prefira densa e muito, muito doce) com uns pedaços de mochi assado. Em Kyushu adicionam um pouco de suco de gengibre e já ouvi falar de tempera-la com pasta de gergelim. Acho que ficaria gostoso, porém pesado.

Já o senzai é feito com feijão azuki cozido, adoçado. O mochi em cima é indispensável.

E o oshiruko é tão popular no Japão que existe até… enlatado. Nas máquinas de venda automática, elas já saem quentinhas, prontas para beber. E a versão “instant cup“. Basta adicionar água quente, como o lamen…

Caseiro, enlatado ou instantâneo, todos eles acompanham bem uma xícara de chá verde.

Share This Post
Esta entrada foi publicada em Culinária japonesa, Doces, receita com as tags , . ligação permanente.

13 Responses to Oshiruko

  1. Dani diz:

    Gosto muuuiçto de oshiruko, mas tem que ser o da mamãe, bem docinho e com os famigerados dangos de farinha =P

  2. admin diz:

    Eheheheeh. A mãe acabou de fazer uns dangos com farinha de “shiratama”. Mas, confesso, ainda estou com uma baita azia do último. Apesar de fazer doce, eu não como… muito. Açúcar demais cai quadrado para mim.

  3. andrea diz:

    eu nunca soube qual era a diferença de oshiruko e zenzai até ler este post. creio que o famoso aqui no brasil é o zenzai com moti que é feito pelas famílias de descendentes. nunca comi oshiruko mas vi a versão de latinha para vender em máquinas em tokyo. não provei, nmas se soubesse que era oshiruko teria experimentado, pela foto achei que era zenzai.

  4. Valéria Bonello diz:

    hoje, meu marido Issamu, com saudades da infância pedui para eu fazer o Oshiruko, mas não com o mochi e sim com uma base de farinha com água e açúcar (será que são os tais dangos da Dani?), como a mãe dele prepava quado ele era criança, assim como as tia e amigas da colonia, fomos preparando juntos, e diz ele que ficou parecido… mas alguem tem uma receita de Oshiruko para que possamos fazer e comparar com a de hoje? na proxima vez queremos usar o mochi, comprado pronto na liberdade…
    Grata.

    • Marisa Ono diz:

      Eu nunca comi com bolinhos de farinha. Segundo minha mãe, em uma época em que não havia arroz mochigome, faziam bolinhos jogando água quente sobre farinha, amassando e modelando. A massa de farinha escaldada não fica tão dura quanto feita com farinha crua.

  5. Yasmin Tiemy diz:

    Boa noite, eu comprei o azuki p/ fazer anko e comprei o arroz japones normal, na hora de fazer o dango ou o moti tem que ser com o arroz moti mesmo ou posso estar fazendo com esse ??

    • Marisa Ono diz:

      Não dá para fazer mochi com arroz comum. A quantidade e tipo de amido são diferentes, o arroz comum não dá liga, ficam pedacinhos duros que não se desmancham.

  6. Amélia Okamota diz:

    O zenzai da minha família é feita com azuki inteiro e pedacinhos de farinha com água e com muito açucar, já minha sogra fazia oshiruko, coava tudo como no anko. Nunca coloquei moti, mas lógico que vou experimentar na próxima vez.

    • Marisa Ono diz:

      Amelia, o senzai ou oshiruko com massa de farinha, nunca comi. Minha mãe diz que fazia, antigamente, quando era difícil achar arroz de mochi. Por motivos práticos, fazemos os bolinhos com farinha de arroz para mochi (shiratama-ko) ou trituramos esse arroz no liquidificador, coamos e usamos essa massa para fazer as bolinhas achatadas. Só que antes cozinhamos em bastante água fervente. É mais rápido que cozinhar o arroz, pilar, modelar o mochi.

  7. Yasmin Tiemy diz:

    Tudo bem, vou comprar o arroz moti e fazer. Muito obrigado pela resposta.

  8. Liliam diz:

    Você sabe como se faz esse bolinho de farinha?

    • Marisa Ono diz:

      Nunca fiz, mas dizem que basta juntar água quente na farinha, misturar até obter uma massa maleável. Depois moldar e cozinhar em água fervente.

Os comentários estão fechados.