Pão de Cebola com Cará-Moela, Quinua e Farelo de Aveia

Fui à feira com minha mãe. Enquanto ela escolhia batatas, fui comprar cebolas. Quando volto, percebo que ela também havia comprado cebolas. Eram muitas para duas pessoas.  Por outro lado, os cara-moela (ganhei os primeiros da Neide Rigo, dos mesmos que ela comenta aqui: http://come-se.blogspot.com.br/2012/09/cara-moela-coluna-do-paladar-4.html ), estavam brotando. Uns foram plantados e outros foram para a panela.

Nem é uma receita nova e sim uma receita velha que vivo mexendo. É a receita de pão de mandioca, que pode virar pão de kabocha, pão de inhame, pão de batata. Como tinha um pouco de quinua e farelo de aveia, acabei aproveitando também. Adicionei cebolas refogadas e o pão ficou macio, com um cheiro bom de refogado e com um pouco mais de fibras e nutrientes. A receita ficou assim:

1/2 quilo de cará-moela cozido e amassado (se não encontrar, use mandioca, batata, cará comum, inhame ou tarô, por exemplo)

1 xícara de água morna

1 xícara de leite

3 ovos

100 gramas de manteiga ou margarina

2 tabletes de fermento de pão ou 2 colheres de fermento granulado

4 colheres de açúcar

1 colher de sobremesa de sal

50 gramas de quinua em flocos

100 gramas de farelo de aveia

Farinha o quanto baste

400 gramas de cebolas picadas e refogadas em um pouco de óleo, com um pouco de sal, até ficarem macias

Como usei fermento fresco, desmanchei-o em um pouco de água morna e farinha e deixei de lado por uns 10 minutos.

Misturei o cará cozido e amassado e ainda morno com açúcar, a água, a manteiga, a farinha de quinua, o farelo de aveia e um pouco de farinha. Adicionei os ovos, o fermento, mais farinha e fui amassando. Por fim o sal e farinha suficiente para que a massa ficasse macia, um pouco grudenta. Deixei descansar até crescer.

Adicionei a cebola refogada. A massa vai ficar mole. Peguei porções de massa, trabalhei um pouco em uma superfície bem enfarinhada e dividi em bolinhas. Coloquei-as em assadeiras forradas com papel impermeável (ou use assadeiras untadas e enfarinhadas). Deixei crescer.

Levei ao forno pré-aquecido bem quente. São pães pequenos, vão assar rápido e costumo assar em forno alto para que não fiquem secos. No caso, antes de ir ao forno cobri com queijo mussarela (muçarela) passada no ralo grosso. Poderia ser queijo prato ou outro queijo que derreta. Poderia ter simplesmente pincelado gema batida.

Rende muitos pães (uns 40). Pode coloca-los em um saco plástico que feche bem e congelar.

 

 

Share This Post
Esta entrada foi publicada em lanches, massas, receita com as tags , , . ligação permanente.