Chun Bing e O Não-Pato de Pequim

Bem, vamos e convenhamos, pato de Pequim não é um prato fácil de fazer. E nem todo mundo tem como encomendar um. Nem por isso vou deixar de comer essas panquecas finas, maleáveis e que vão bem com quase qualquer coisa. E eu não estou inventando nada, não. Já vi essas panquecas serem servidas com outras coisas que não eram pato.

Misture 200 gramas de farinha com 160 ml de água fervente. Ainda quente amasse um pouco até conseguir formar uma bola. Divida em porções e deixe esfriar.

Depois de fria, amasse tudo por uns 10 minutos em uma superfície untada com óleo. A massa terá uma textura parecida com a de risoles ou coxinha. Faça um rolo e divida em 18 porções. Enrole em formato de bolinhas.

Pegue uma bolinha de massa, achate-a ligeiramente e passe em óleo frio. É para ficar bem untada mesmo.

Coloque sobre outra porção de massa também achatada. Abra com um rolo com cuidado, de maneira a obter um disco de espessura uniforme.

O resultado será um disco com cerca de 18 cm de diâmetro.

Asse o disco em uma chapa quente, sem unta. Quando formarem bolhas. vire e deixe até que fique com algumas pintas douradas.

Com cuidado, separe as duas folhas ainda quentes. Serão duas panquecas bem finas, quase transparentes. Repita o processo com as demais porções de massa, empilhando as panquecas e mantendo-as cobertas.

Elas podem ser comidas logo em seguida ou guardadas por um dia ou dois, em embalagem bem fechada. Na hora de comer, aqueça-as no vapor (colocando-as sobre uma peneira sobre a boca de uma panela com água fervendo ou numa panela de cozimento ao vapor). Não tampe, o excesso de umidade vai encharcar as panquecas.

Eu comi com tiras de frango dourado na chapa, molho hoisin e molho de pimenta, tiras de pimentão refogado. Poderia ter feito também broto de feijão (moyashi refogado), mas não tinha em casa. Outro recheio – e não estou inventando nada – é nira (alho japonês, vegetal que parece com a cebolinha, mas as folhas são chatas) refogada com ovos mexidos. É só refogar o nirá cortado em pedaços de 3 cm de comprimento, quebrar uns ovos em cima e misturar e deixar no fogo até os ovos firmarem.  Ou outra coisa que gostar. Porque não um pedaço de porco assado?

Para comer, é só colocar um pouco do que quiser no centro, dobrar a parte de baixo formando um fundo e depois dobra as laterais, formando um pacotinho.

Essa receita alimenta 2 a 3 pessoas. Com uma sopinha – como a do Foo (http://marisaono.com/delicia/?p=2073) – temperada com um pouco de cebolinha e óleo de gergelim, uma saladinha e um chá, vira uma refeição completa. E acho que pode funcionar bem em uma reunião em casa. Basta oferecer diferentes recheios em tigelinhas para cada um e uma pilha de panquecas.

 

Share This Post
Esta entrada foi publicada em massas, Prato principal, receita com as tags , . ligação permanente.