Comentei no Instagram e no Facebook. É época de ume. Essa ameixa azeda é muito popular no Japão. Costuma virar conserva ou licor. Já pode ser encontrada em feiras e nas mercearias orientais. Tem da menor e da maior. Eu paguei 8 reais por um quilo na feira de Ibiúna, no domingo. Já na Liberdade, vi a 15 reais.
A conserva costuma ser comida com arroz, uma dentadinha na fruta e depois uma porção de arroz. Há quem coma pura. Eu consumia assim durante o verão japonês, porque eu suava muito e perdia muito sal. Sim, o verão lá é muito quente, não era raro passar dos 30 graus e como o clima é úmido, a gente fica com a roupa molhada de suor. Eu precisava beber muita água e repor os sais minerais para não passar mal.
Mas a conserva pode ser utilizada em molhos, em pratos cozidos, saladas, etc, substituindo sal e vinagre.
Hoje resolvi fazer um molho para salada. A conserva de ume deu uma acidez que equilibrou com o azeite. Disse azeite? Pois é, azeite. Já faz um bom tempo que o Japão produz azeite, em regiões bem específicas, um deles foi premiado em concurso internacional. E os japoneses estão adicionando azeite aos pratos, seja pela questão do sabor, seja por preocupações com a saúde. Pode parecer estranho, a princípio, mas existem diversos tipos de azeites. Alguns são frutados, outros são picantes e eu preferi um herbal, um pouco amargo. Para quem quiser saber mais sobre azeites, sugiro o Guia de Azeites do Brasil 2018, do Sandro Marques.
Para o molho usei:
40 gramas da polpa do umeboshi (usei dos grandes, uns 5)
2 colheres de vinagre
3 a 4 colheres de azeite
100 ml de água
Processe tudo no mixer ou liquidificador e use.
Experimentei com uma salada simples de repolho e ficou muito boa.
Para quem quiser se aventurar em outras receitas com ume, aqui vai uma lista de sugestôes:
Conserva de chuchu no vinagre de ume.
Irizake (molho para sashimi à base de ume)
Sou apaixonada por ume, mas com todo o sal que tem, preciso lembrar da minha pressão. Assim, em natura, nunca tive oportunidade de ver. Imagino que delícia deve ficar uma conserva caseira.
Se eu estiver certa, amanhã é seu aniversário. Se for o caso mesmo, parabéns, Saiba que tenho a maior admiração e respeito por você e o lindo trabalho que você faz. Te desejo muitas felicidades.
[Translate]
Sim, Gilda, ontem foi meu aniversário e resolvi ficar quietinha, tirando um dia de folga sem me preocupar com nada.
[Translate]
Marisa quero comprar ume desidratado você vende?
[Translate]
Olga, não tenho. Creio que encontrará em lojas especializada em produtos chineses.
[Translate]