Licor de Ume

Outra maneira de se consumir ume é fazendo xaropes e licores.
Este aqui não é exatamente o ume-shu. No caso do ume-shu, vai menos açúcar. Mas esse licor, pode ser consumido assim mesmo ou misturado com água ou água gaseificada.
Dizem que é bom para a digestão. De qualquer forma, um pouquinho de álcool não faz mal a ninguém. Este tem um ano, é do ano passado. Este ano vou testar novas receitas.

Licor de Ume

2 kg de ume lavados, limpos e secos
2 kg açúcar cristal
Shochu até cobrir

Acomode os umes em um vidro, fazendo camadas com o açúcar. Tampe e deixe em local escuro até que o açúcar, naturalmente, se derreta e forme uma calda.
Cubra com shochu e deixe guardado mais alguns dias em local escuro.
Na falta de shochu (não testei), creio que pode ser utilizado vodka.
Pode ser bebido com gelo, diluído em água, água com gás ou no preparo de drinques.
Aliás, já vi ume na feira, para vender.

Share This Post

10 Comments

  1. Renato

    Oi Marisa, queria tirar uma dúvida sobre o umê-shu… ganhei uma garrafa do licôr há mais ou menos um ano, quando ganhei a garrafa a cor do licôr era amarela clarinha, o licôr foi curtido com mel, hoje a cor ficou escura, como se fosse água suja, pode me dizer se estragou, ou posso beber sem medo?

    Aguardo sua resposta e desde já, obrigado!!!

  2. Marisa Ono

    Renato, pelo que sei, os licores e muitas bebidas mudam de cor com o tempo, principalmente se expostos ao sol. Por isso a recomendação geral é manter em um armário escuro. Veja o caso do vinho, onde a luz e mudanças de temperatura podem ser fatais…
    Não creio que esteja estragado. A não ser que tenha sido contaminado por alguma bactéria e virado vinagre.

  3. milton koga

    Olá, Marisa, recomendo o delicado filme de Hirokazu Koreeda, Nossa Irmã mais nova (Umimachi Diary), no qual as irmãs colhem anualmente umê no jardim da casa onde vivem e preparam o mesmo licor, desde a época da avó.

  4. Raul Rodrigues Leite

    Marisa tenho no sitio varios pés de umê , e costumo fezer muito licor (ume-shu),,, o teor alcoolico cai muito no primeiro ano, é normal?? Só preparo com cachaça de alambique.
    Um abraço

  5. Marisa Ono

    Raul, eu não tenho como medir o teor alcoólico das bebidas, não tenho equipamento mas, pelo pouco que sei, o álcool evapora sim, várias bebidas envelhecidas começam com teor alcoólico bem alto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *