Terminando a série sobre broto de bambu, fiz um vídeo com todas as dicas e truques para fazer um harumaki perfeito. É meio longo, mas tem muitos detalhes que a maioria das pessoas desconhece.
Para fazer os rolinhos você vai precisar de:
180 gramas de camarão pequeno, limpo 200 gramas de acelga picada 150 gramas de broto de bambu, já fervido e picado em tirinhas 50 gramas de cenoura cortada em tirinhas 1 porção de harusame que foi hidratado por 10 minutos e depois cozido e escorrido 1 colher de chá de gengibre ralado 2 colheres de amido de milho diluído em um pouco de água 1 colher de sopa de shoyu Sal, óleo, pimenta-do-reino, cebolinha picada 1 colher de chá de óleo de gergelim 20 folhas para rolinho primavera, já descongelado Água e farinha de trigo
Salgue os camarões e esfregue bem por 1 ou 2 minutos. Deixe descansando por uns 5 minutos, lave e escorra bem. Isso vai fazer com que o camarão fique com um cheiro mais suave e com uma textura melhor.
Enquanto isso, aqueça um pouco de óleo, refogue o gengibre ralado até levantar um cheiro bom.
Junte a cenoura, abaixe o fogo e refogue até amaciar.
Junte a acelga, um pouco de água e cozinhe em fogo baixo até que ela fique macia.
Junte o broto de bambu, o camarão, tempere com sal, pimenta-do-reino, shoyu.
Espere o camarão cozinhar, adicione o amido de milho diluído em água aos poucos, mexendo bem até engrossar.
Importante: não adicione água demais, é para só ter um pouco de caldo no fundo da panela
Adicione o harusame cozido e picado, cebolinha, óleo de gergelim e prove o sal.
Deixe esfriar bem antes de fazer os rolinhos.
Esta parte pode ser feita com 1 dia de antecedência.
Destaque as folhas uma a uma de cada vez.
A parte mais lisa vai ficar para baixo, porque ficará para o lado de fora.
Coloque uma colher cheia de recheio na parte de baixo da folha, dê uma volta, dobre as laterais para o centro e continue dobrando.
Cole a ponta da massa com uma "cola" feita com partes iguais de água e farinha.
Depois de enrolados, os rolinhos devem ser fritos logo ou congelados. Para o congelamento, coloque eles espaçados em uma travessa ou assadeira de metal e leve à parte mais fria do congelador. O importante é congelar rápido. Depois de congelados, embale em um saco plástico vedado ou em um pote fechado por um mês.
Para fritar os rolinhos, eu uso uma panela de alumínio que não seja muito grande. Uso a que tenha a parede mais fina possível, porque vai esquentar rápido. Uso de 2 a 3 dedos de óleo.
No caso o harumaki, não se frita em óleo muito quente. Ele vai dourar rápido e ficar borrachudo. Comece em temperatura baixa, algo entre 140 e 160°C. Mantenha em fogo baixo e espere ele dourar bem. Escorra em papel toalha e sirva logo.
Marisa,
Bom dia,
Adorei essa receita, não tinha pensado nessa receitas mas já tinha feito o broto de bambu como recheio de pastel, que é uma delicia.
Se você tiver mais receitas de broto de bambu agradeço.
Obrigado
ney kitahara
[Translate]