Quer Ser Padrinho do Blog?

Os leitores já devem ter percebido que nos últimos tempos tenho postado dicas e receitas em vídeo. Estou ainda tropeçando na timidez diante da câmera mas acho que desse jeito levo informação de maneira mais clara e fácil para todos. Eu não fazia isto antes por um motivo: eu não tinha acesso à internet de velocidade, o que dificultava e muito o envio de arquivos.

Editando o vídeo sobre pães de fermentação natural e outros um pouco longos, esbarrei em outra dificultade: a edição no meu computador. Ele é bom para o que geralmente faço, mas edição de vídeo exige muito mais do que ele pode. Ele travou, reiniciou duas vezes, demorou horas. Eu preciso de um computador com mais memória e processador mais veloz. Isso custaria algo em torno de 7 mil reais (uma estimativa, sei que existem outros bem mais caros). Um celular novo também envolveria um valor próximo a isso.

Então estou pedindo ajuda aos leitores do blog para que me ajudem nessa tarefa.

Mas como não quero pedir sem retribuir, ofereço:
Para quem doar 50 reais ou mais um vídeo com o passo-a-passo para fazer um udon em casa, desde a massa ao caldo, com todas as dicas.
Para quem doar 100 reais ou mais, ofereço além do video do udon, outro vídeo com o passo-a-passo para fazer um shoyu lamen, desde a massa, o caldo, o molho de shoyu, o porco da cobertura e a montagem, com todas as dicas, falando sobre os ingredientes e tudo o que sei para que possa ser feito em casa, sem a necessidade de nenhum equipamento especial além do cilindro de macarrão.

Os vídeos estarão disponíveis para os padrinhos até o dia 1 de julho. Receberão um link de acesso a eles ou uma senha de acesso, ainda estou vendo qual é maneira mais fácil para todos.

Importante: empresas não podem contribuir através do link de doação. Posso até pensar em um patrocínio mas isso tem que ser discutido.

O link abaixo direciona para o site do PagSeguro.

Se as contribuições forem suficientes para comprar um novo computador, vai ser ótimo. Se ainda por cima der para comprar uma câmera, melhor ainda. Ou um celular, ou um tripé, algo para a iluminação. Se não der para nada disso, garanto que os videos irão sair, mesmo que não seja com a qualidade que eu gostaria. E eu ficarei muito agradecida.

Share This Post
Publicado em Uncategorized | 8 Comentários

Hakusai no Asazuke (Conserva Rápida de Acelga)

Tem vídeo novo. Continuando a série sobre acelga, a receita desta vez é essa conservinha que fica entre um picles e uma salada. Fácil e rápida, costuma acompanhar a refeição ou uma cerveja. Não é para ser feita em grande quantidade. Na verdade, muita gente faz diariamente.

Para fazer o asazuke de acelga, só vai precisar de acelga e sal. Para cada 100 gramas de acelga, use 4 gramas de sal. Misture tudo, coloque em um saco plástico, amasse um pouco e guarde na geladeira por algumas horas antes de consumir.

Variações: adicione alga kombu em tirinhas ou gengibre em tiras, pimenta, cenoura em tiras, pepino em fatias finas, diminua o sal e adicione shoyu.

Share This Post
Publicado em acompanhamento, conservas, Culinária japonesa, Entrada, receita, Video | Tags , , , , , , | Deixe o seu comentário

Hakusai Tamago Toji (Acelga com Ovos)

Outra receita antiga que ganhou versão em vídeo. Eu gosto e faço muito, é um item a mais na refeição, é fácil e não exige muitos ingredientes.

O papel impermeável que me refiro é este aqui:

Share This Post
Publicado em Culinária japonesa, receita, Video | Tags , , , , , , , , | 1 Comentário

Obrigada!

Obrigada a todos que me enviaram sugestões, ideias e carinho na última semana!

Share This Post
Publicado em Video | Deixe o seu comentário

Torta de Limão

Sentiram falta de um post escrito?

Depois de tantos anos, só soube outro dia que minha mãe não nunca comeu a torta de limão popular nos Estados Unidos. Soube disso porque assistimos a um programa de TV juntas e ela se mostrou interessada.

Fiz duas tortas pequenas porque somos só duas. A outra congelou muito bem, aliás.

200 gramas de biscoito Maria ou Maizena ou Leite
80 gramas de manteiga derretida
4 gemas
1 lata de leite condensado
1/4 a 1/2 xícara de suco de limão (depende do quanto gosta de acidez)
Raspas de limão
Chantilly (opcional)
Triture os biscoitos no processador de alimentos. Junte a manteiga derretida. 
Forre com essa mistura 2 formas para torta pequenas (18 cm de diâmetro). Vai ser uma farofa, apenas acomode com as costas de uma colher. 
Misture as gemas com o leite condensado, junte as raspas de limão e o suco de limão. 
Despeje nas formas e leve ao forno médio (160) graus até firmar um pouco, é rápido, uns 10 a 15 minutos. 
Sirva depois de gelado com ou sem chantilly. 

Esta receita não tem vídeo, fiz de ímpeto. Usei limão taiti, mas poderia ser qualquer outro.

Share This Post
Publicado em Doces, receita | Tags , | Deixe o seu comentário

Custard Pudding ou Purin (Pudim)

Tem video novo, o do pudim à japonesa. Na verdade, é uma variação da receita que publiquei em 2013.

Para o pudim você vai precisar de: 
400 ml de leite integral 
2 ou 3 ovos (com 3 ovos fica mais firme) 
60 a 100 gramas de açúcar ou o equivalente em adoçante culinário Essência de baunilha à gos
Para a calda, leve ao fogo 1 xícara de açúcar com um pouco de água e deixe dourar até ficar em uma cor âmbar. Adicione água aos poucos, com cuidado, porque pode espirrar. Por isso é melhor usar uma panela média. Vá adicionando água até dissolver o açúcar queimado. Adicione uma colher de glucose e cozinhe até que forme uma calda que tem textura de mel, um pouco pegajosa. Essa calda não cristaliza, então pode fazer uma quantidade maior e deixar guardado em um pote para outra vez. 

A cesta de cozimento no vapor que uso é deste tipo:

Share This Post
Publicado em Uncategorized | Tags , , , , , | Deixe o seu comentário

Me Digam Como Posso Melhorar.

Share This Post
Publicado em Uncategorized | 6 Comentários

Harumaki (Rolinho Primavera)de Broto de Bambu

Terminando a série sobre broto de bambu, fiz um vídeo com todas as dicas e truques para fazer um harumaki perfeito. É meio longo, mas tem muitos detalhes que a maioria das pessoas desconhece.

Para fazer os rolinhos você vai precisar de:

180 gramas de camarão pequeno, limpo
200 gramas de acelga picada
150 gramas de broto de bambu, já fervido e picado em tirinhas
50 gramas de cenoura cortada em tirinhas
1 porção de harusame que foi hidratado por 10 minutos e depois cozido e escorrido
1 colher de chá de gengibre ralado
2 colheres de amido de milho diluído em um pouco de água
1 colher de sopa de shoyu
Sal, óleo, pimenta-do-reino, cebolinha picada
1 colher de chá de óleo de gergelim
20 folhas para rolinho primavera, já descongelado
Água e farinha de trigo

Salgue os camarões e esfregue bem por 1 ou 2 minutos. Deixe descansando por uns 5 minutos, lave e escorra bem. Isso vai fazer com que o camarão fique com um cheiro mais suave e com uma textura melhor.
Enquanto isso, aqueça um pouco de óleo, refogue o gengibre ralado até levantar um cheiro bom.
Junte a cenoura, abaixe o fogo e refogue até amaciar.
Junte a acelga, um pouco de água e cozinhe em fogo baixo até que ela fique macia.
Junte o broto de bambu, o camarão, tempere com sal, pimenta-do-reino, shoyu.
Espere o camarão cozinhar, adicione o amido de milho diluído em água aos poucos, mexendo bem até engrossar.
Importante: não adicione água demais, é para só ter um pouco de caldo no fundo da panela
Adicione o harusame cozido e picado, cebolinha, óleo de gergelim e prove o sal.
Deixe esfriar bem antes de fazer os rolinhos.
Esta parte pode ser feita com 1 dia de antecedência.
Destaque as folhas uma a uma de cada vez.
A parte mais lisa vai ficar para baixo, porque ficará para o lado de fora.
Coloque uma colher cheia de recheio na parte de baixo da folha, dê uma volta, dobre as laterais para o centro e continue dobrando.
Cole a ponta da massa com uma "cola" feita com partes iguais de água e farinha.

Depois de enrolados, os rolinhos devem ser fritos logo ou congelados. Para o congelamento, coloque eles espaçados em uma travessa ou assadeira de metal e leve à parte mais fria do congelador. O importante é congelar rápido. Depois de congelados, embale em um saco plástico vedado ou em um pote fechado por um mês.

Para fritar os rolinhos, eu uso uma panela de alumínio que não seja muito grande. Uso a que tenha a parede mais fina possível, porque vai esquentar rápido. Uso de 2 a 3 dedos de óleo.

No caso o harumaki, não se frita em óleo muito quente. Ele vai dourar rápido e ficar borrachudo. Comece em temperatura baixa, algo entre 140 e 160°C. Mantenha em fogo baixo e espere ele dourar bem. Escorra em papel toalha e sirva logo.

Share This Post
Publicado em Entrada, massas, receita | Tags , , , , , , , , , , , , | 1 Comentário

Continuando Com O Broto de Bambu…

Tem dois vídeos novos no canal:

Um prato de vó japonesa. Simples, mas nutritivo e gostoso.

Nem é bem receita. Basta dourar cubos de paleta de porco em um pouco de óleo, adicionar água, shoyu, dashi ou extrato de dashi (1 colher de chá por porção) e cozinhar até ficar macio. Depois junte broto de bambu já cozido, em pedaços. Cozinhe por uns minutos para incorporar sabor e aquecer. Confira o sal, se gosta de um sabor adocicado coloque um pouco de açúcar e desligue o fogo. O cozido vai ficar muito mais saboroso depois de 10 a 20 minutos de descanso.

E uma maneira diferente de preparar broto de bambu: na brasa. E com o que sobrar, dá para fazer um saboroso arroz.

O broto de bambu assado é o que parece: ele é assado na brasa do carvão, até ficar macio. Se não tiver churrasqueira, tudo bem, asse no forno alto, com casca e tudo, até ficar macio. Sirva com sal ou shoyu.

E se sobrar, aproveite para fazer um arroz com broto de bambu. Prepare o arroz como de costume ou como de costume ou siga as instruções do vídeo aqui:

Retire 3 colheres de sopa de água e adicione 3 colheres de shoyu. Cozinhe normalmente e, no final, junte broto de bambu assado e picado. Deixe descansar por 10 minutos e sirva. Simples assim!

Share This Post
Publicado em Culinária japonesa, Fácil, receita, Video | Tags , , , , , , , , , , | Deixe o seu comentário

Takenoko Batayaki (Broto de Bambu na Manteiga)

Aproveitando que é época de broto de bambu, fiz uma série de vídeos sobre ele. Este é o primeiro da série, onde apresento uma receita fácil e tiro as dúvidas mais comuns dos leitores. E esta semana vai ter mais vídeos, não percam!

Share This Post
Publicado em Culinária japonesa, dicas, Fácil, receita, Video | Tags , , , , , , , | Deixe o seu comentário

Horenso no Goma Ae (Espinafre Japonês com Molho de Gergelim)

Tem video novo!

A receita original foi publicada em 2007 e só recebeu vídeo agora.

A pasta de gergelim que uso é nacional:

E se quiser uma apresentação diferente, pode usar a pasta de gergelim preta:

Share This Post
Publicado em acompanhamento, Culinária japonesa, receita, Video | Tags , , , , , , , , , , | 1 Comentário