Em destaque

Quer Ser Padrinho do Blog?

Os leitores já devem ter percebido que nos últimos tempos tenho postado dicas e receitas em vídeo. Estou ainda tropeçando na timidez diante da câmera mas acho que desse jeito levo informação de maneira mais clara e fácil para todos. Eu não fazia isto antes por um motivo: eu não tinha acesso à internet de velocidade, o que dificultava e muito o envio de arquivos.

Editando o vídeo sobre pães de fermentação natural e outros um pouco longos, esbarrei em outra dificultade: a edição no meu computador. Ele é bom para o que geralmente faço, mas edição de vídeo exige muito mais do que ele pode. Ele travou, reiniciou duas vezes, demorou horas. Eu preciso de um computador com mais memória e processador mais veloz. Isso custaria algo em torno de 7 mil reais (uma estimativa, sei que existem outros bem mais caros). Um celular novo também envolveria um valor próximo a isso.

Então estou pedindo ajuda aos leitores do blog para que me ajudem nessa tarefa.

Mas como não quero pedir sem retribuir, ofereço:
Para quem doar 50 reais ou mais um vídeo com o passo-a-passo para fazer um udon em casa, desde a massa ao caldo, com todas as dicas.
Para quem doar 100 reais ou mais, ofereço além do video do udon, outro vídeo com o passo-a-passo para fazer um shoyu lamen, desde a massa, o caldo, o molho de shoyu, o porco da cobertura e a montagem, com todas as dicas, falando sobre os ingredientes e tudo o que sei para que possa ser feito em casa, sem a necessidade de nenhum equipamento especial além do cilindro de macarrão.

Os vídeos estarão disponíveis para os padrinhos até o dia 1 de julho. Receberão um link de acesso a eles ou uma senha de acesso, ainda estou vendo qual é maneira mais fácil para todos.

Importante: empresas não podem contribuir através do link de doação. Posso até pensar em um patrocínio mas isso tem que ser discutido.

O link abaixo direciona para o site do PagSeguro.

Se as contribuições forem suficientes para comprar um novo computador, vai ser ótimo. Se ainda por cima der para comprar uma câmera, melhor ainda. Ou um celular, ou um tripé, algo para a iluminação. Se não der para nada disso, garanto que os videos irão sair, mesmo que não seja com a qualidade que eu gostaria. E eu ficarei muito agradecida.

Share This Post

Pão de Hokkaido

Aqui no Brasil, pão de Hokkaido é sinônimo de pão de forma com leite, macio porém resistente. Ele não esfarela ao ser partido no meio. Já para o japonês, Hokkaido é uma ilha e província ao norte, famosa por seu inverno rigoroso e pela qualidade do seu leite e derivados, batatas, abóboras, milho, melão, trigo e pescados. Então, um pão de Hokkaido tem que ser algo com uma qualidade superior.

Resolvi fazer um vídeo desse pão, adaptando para a nossa realidade. Não temos a manteiga doce de lá, nem a farinha, nem o leite denso e saboroso. Ia usar creme de leite fresco, mas aí me lembrei que muita gente só encontra o creme enlatado. Mesmo assim, o resultado foi um pão muito macio, com bolhas bem pequenas mas resistente o suficiente para virar um bom sanduíche.

500 gr de farinha de trigo (uso a Família Venturelli)
140 gr de creme de leite enlatado
170 gr de leite integral
40 gramas de açúcar
40 gramas de mel
8 gramas de sal
8 gramas de fermento biológico seco
40 gramas de manteiga sem sal

Eu usei uma máquina de fazer pão elétrica. Pode ser sovada à mão ou em uma batedeira usando o gancho, caso sua batedeira aguentar. Claro que sova à mão vai cansar mais.
É bem simples. Misture tudo, separando o leite em duas porções e deixando a manteiga para o final.
Vá sovando e acrescentando o leite aos poucos até formar uma massa muito macia, um pouco pegajosa. Talvez precise adicionar mais leite ainda, dependendo da farinha e até do clima.
Depois de bem sovada a massa, adicione a manteiga e sove mais um pouco, para que incorpore à massa.
Forme uma bola, coloque em uma tigela, cubra com um filme plástico e deixe crescer até dobrar. Pode levar até 2 horas para crescer.
Depois de levedada,tire da tigela e pressione para retirar o gás. Se quiser, pese e divida a massa em 3. Eu faço isso porque sempre guardo um pedaço para outro dia, no congelador.
Forme bolas e deixe descansar por uns 15 minutos. Fica mais fácil abrir e moldar depois desse descanso.
Abra em um retângulo, dobre a parte direita para o centro, a esquerda para o centro, apertando bem para não deixar bolhas e enrole, fechando bem a ponta.
Coloque na forma de pão untada, com a emenda para baixo.
Deixe crescer até quase chegar na borda da forma.
Leve ao forno pré-aquecido a 180 graus, asse por 10 minutos e abaixe um pouco a temperatura. Leva cerca de 35 a 40 minutos para assar.
Retire da forma e deixe esfriar sobre uma grade. Share This Post

Molho Branco Com Maizena?

Sim, eu sei que muita gente se horroriza com molho branco feito com amido de milho. Dirão que o correto é usar uma mistura de farinha e manteiga. Mas como eu adoro uma polêmica, vamos lá: Tenho um livreto de receitas com a data de 6 de julho de 1949. Claro que a data é questionável, mas o livreto com certeza é muito velho, por conta do desgaste do papel e pela grafia.

E entre tantas pérolas da culinária, encontro uma receita de molho branco feito com amido de milho:

E não é só de “môlho branco”, também tem um “crême inglês” e um “substituto para natas batidas”.

Bem, acreditando que o livro tenha realmente 71 anos ou mais, não seria o caso de aceitar o molho branco feito com amido de milho como parte da nossa tradição culinária? É algo para se pensar.

Share This Post

Vídeos Novos No Canal

Se lembram da receita de mistura pronta para panquecas? Ela rende uma torta com o que tiver na geladeira: espinafre, queijo, carne moída, abobrinha refogada, milho… Rende uma forma pequena mas pode ser dobrada sem problemas e fica muito boa, tanto como um lanche ou como acompanhamento e eu muitas vezes coloquei na minha marmita para o dia seguinte.

Também tem um vídeo de uma sopa super fácil de fazer: vai bacon, cebola e ervilha seca partida. Na panela de pressão, é só cozinhar por uns 5 minutos.

A receita original publiquei em 2009!
http://marisaono.com/delicia/2009/04/20/sopa-de-ervilhas/

Share This Post

Vídeo de Mistura Para Panquecas (Hot Cake Mix)

A receita já foi publicada há dois anos. Fiz um vídeo do passo-a-passo para ninguém errar e fazer panquecas fofas e gostosas sem trabalho. A receita escrita está aqui:
http://marisaono.com/delicia/2018/08/09/hot-cake-com-mistura-caseira/

Share This Post

Vídeos Novos: Tirando Dúvidas Sobre o Goham e A Fruta do Milagre

O vídeo anterior sobre o arroz japonês rendeu algumas perguntas. Respondi a elas em vídeo.

Neste, mostro uma curiosa fruta e seu pé. A fruta do milagre me faz sentir tudo que é ácido (inclusive um limão galego) como doce. O efeito dura por uns 20 minutos.

Share This Post

Goham (Arroz à Japonesa)

Atendendo a pedidos, fiz um vídeo mostrando como cozinhar arroz na panela, no fogão, mesmo. Também falo do arroz que estou consumindo hoje, aqui em casa.

O arroz Utage eu peguei no Yabai Delivery (https://www.instagram.com/yabai_delivery/) e atendem também pelo WhatsApp 11 98810.8050 por R$55,00. Pela qualidade, achei que está em conta, se compararmos com o californiano.

Share This Post

Extrafresco : O Guia de Azeites do Brasil

Já compraram o Extrafresco: O Guia de Azeites do Brasil do Sandro Marques? O guia lista os melhores azeites brasileiros da última safra.

Além disso, também explica as características dos azeites feitos a partir de cada tipo de azeitona e dá sugestões de como harmoniza-los com seus pratos. Isso, para mim, foi muito útil porque diante de vários rótulos, sempre fiquei insegura sobre qual escolher. Também tem receitas, informações sobre azeitonas, o processo de produção de azeite, fatos e mitos sobre o azeite, turismo (sim, dá para visitar olivais no Brasil!), receitas, dicas.

E corre que tem promoção para o dia dos Pais: um kit contendo
1 Extrafresco: O Guia de Azeites do Brasil 2020-2021, 2 garrafas de 60 ml de azeite e 1 voucher para aula online sobre azeites, com entrega para todo o país via Sedex e em São Paulo por motoboy. São só 100 unidades.

A compra pode ser feita na página do Extrafresco.

Share This Post

Teste de Cilindro Manual Chinês Para Massas

Talvez seja a primeira vez que alguém testa esse cilindro no Brasil

Eu vi há um tempo em uma novela do canal japonês NHK e me encantei por ele. Como as engrenagens são aparentes, a manutenção é fácil. Para quem já tentou desmontar o cilindro italiano alguma vez na vida, é uma maravilha. A roda da manivela é grande, o que faz o cilindro rodar sem esforço. Vem com dois cortadores que são muito fáceis de trocar.

Share This Post

Cansei! Teriyaki Não É Molho!

Outro dia vi no Facebook uma foto de um “teriyaki de frango”. Eram tiras de peito de frango em um molho escuro, denso e sem brilho. Era muito, muito molho, estava quase uma sopa.

Teriyaki não é molho, nem nome de prato. Não existe “molho teriyaki” nem “teriyaki de frango”. Teriyaki é uma técnica. Então pode existir frango teriryaki assim como existe frango frito, assado, cozido, ensopado.

E como é técnica, pode também existir porco teriyaki, hamburguer teriyaki, berinjela teriyaki, cogumelo teriyaki e até rodelas de cará (não o inhame, estou falando daquele tubérculo gorducho e crocante quando cru) teriyaki.

Aqui está o vídeo de como fazer um teriyaki. E usem mirin, que por conta dos açúcares que possui, dá brilho e mantém a carne mais suculenta.

Share This Post