Clube de Canais no Youtube

Agora os leitores poderão contribuir com o blog e o canal e ter acesso a brindes:

Onigiri: Selos de fidelidade ao lado do seu nome em comentários e no chat ao vivo e emojis personalizados Domburi: Acesso aos benefícios de níveis anteriores e vídeo exclusivos Teishoku: Acesso aos benefícios de níveis anteriores e chat para discutir pauta e tirar dúvidas Omakase: Acesso aos benefícios de níveis anteriores e menção nos créditos dos vídeos O botão de assinatura está do lado do botão de inscrição ou através do link: https://www.youtube.com/channel/UCiig6ynfjKc3DO4vMBSq7YA/join

O primeiro vídeo exclusivo para assinantes é sobre o nukazuke.

Qualquer ajuda será muito bem-vinda, já que preciso melhorar a iluminação, de um HD extra e outros itens de gravação e edição, para que eu possa oferecer ainda mais qualidade para vocês.

Share This Post
Publicado em Uncategorized | Deixe o seu comentário

Quer Ser Padrinho do Blog?

Os leitores já devem ter percebido que nos últimos tempos tenho postado dicas e receitas em vídeo. Estou ainda tropeçando na timidez diante da câmera mas acho que desse jeito levo informação de maneira mais clara e fácil para todos. Eu não fazia isto antes por um motivo: eu não tinha acesso à internet de velocidade, o que dificultava e muito o envio de arquivos.

Editando o vídeo sobre pães de fermentação natural e outros um pouco longos, esbarrei em outra dificultade: a edição no meu computador. Ele é bom para o que geralmente faço, mas edição de vídeo exige muito mais do que ele pode. Ele travou, reiniciou duas vezes, demorou horas. Eu preciso de um computador com mais memória e processador mais veloz. Isso custaria algo em torno de 7 mil reais (uma estimativa, sei que existem outros bem mais caros). Um celular novo também envolveria um valor próximo a isso.

Então estou pedindo ajuda aos leitores do blog para que me ajudem nessa tarefa.

Mas como não quero pedir sem retribuir, ofereço:
Para quem doar 50 reais ou mais um vídeo com o passo-a-passo para fazer um udon em casa, desde a massa ao caldo, com todas as dicas.
Para quem doar 100 reais ou mais, ofereço além do video do udon, outro vídeo com o passo-a-passo para fazer um shoyu lamen, desde a massa, o caldo, o molho de shoyu, o porco da cobertura e a montagem, com todas as dicas, falando sobre os ingredientes e tudo o que sei para que possa ser feito em casa, sem a necessidade de nenhum equipamento especial além do cilindro de macarrão.

Os vídeos estarão disponíveis para os padrinhos até o dia 1 de julho. Receberão um link de acesso a eles ou uma senha de acesso, ainda estou vendo qual é maneira mais fácil para todos.

Importante: empresas não podem contribuir através do link de doação. Posso até pensar em um patrocínio mas isso tem que ser discutido.

O link abaixo direciona para o site do PagSeguro.

Se as contribuições forem suficientes para comprar um novo computador, vai ser ótimo. Se ainda por cima der para comprar uma câmera, melhor ainda. Ou um celular, ou um tripé, algo para a iluminação. Se não der para nada disso, garanto que os videos irão sair, mesmo que não seja com a qualidade que eu gostaria. E eu ficarei muito agradecida.

Share This Post
Publicado em Uncategorized | 8 Comentários

Vídeo: Kimpira Gobo

Mais uma receita já publicada no blog que ganhou uma versão em vídeo: o Kimpira Gobo.

A receita foi publicada em 2009:

Share This Post
Publicado em Culinária japonesa, Entrada, Fácil, receita, Video | Tags , , , , , , , | Deixe o seu comentário

Oyakodon em Vídeo

Sabiam que a receita foi criada há mais de 100 anos?

O prato foi criado em 1891, no restaurante Tamahide (e o restaurante existe desde 1760!). O site do restaurante é este (em japonês):

http://www.tamahide.co.jp/oshinagaki_hiru.html

E tem este artigo do Japan Today (em inglês): https://japantoday.com/category/features/food/the-birthplace-of-‘oyakodon’-still-in-business-in-tokyo-after-more-than-200-years

Tendo goham (arroz branco) em casa, o resto é bem fácil.

Ingredientes: 
1 sobrecoxa de frango desossada, cortada em cubos. Se preferir, pode usar peito ou filezinho (sasami) 
1 colher de sake Sal a gosto 
1/4 de cebola cortada em pétalas 
1 colher de mirin (se não tiver, use um pouco de açúcar) 
1/4 a 1/2 colher de chá de dashi em pó 
2 a 3 colheres de shoyu (tem marcas de shoyu mais salgadas) 
2 ovos Ervilhas, mitsuba (trevo comestível) ou cebolinha para decorar Recomendo não cozinhar demais os ovos, eles ficam melhor se ainda estiverem macios.
Share This Post
Publicado em Culinária japonesa, Prato principal, receita, Video | Tags , | 1 Comentário

Ajitsuke Nori (Alga tostada de temperada)

Inventei de tentar fazer em casa esse petisco. Não ficou igual, também não ficou ruim. A diferença é que para o petisco, usam folhas mais finas de alga, o que garante mais crocância. Igual ao comprado não fica, mas dá para distrair um pouco a boca.

Share This Post
Publicado em receita, Video | 1 Comentário

Nigauri com Porco e Miso

Hoje é quinta, dia de vídeo novo no canal! E para não perder nenhum, aproveitem e assinem!

Share This Post
Publicado em receita, Video | Deixe o seu comentário

Vídeos Novos no Canal

Share This Post
Publicado em Video | Deixe o seu comentário

Konnyaku

Eu publiquei há muito sobre fazer konnyaku em casa. Desta vez tem vídeo no Youtube. Ficou meio que um documentário, não queria perder a oportunidade de registrar dona M fazendo e explicando lá do jeito dela.

O post original está aqui:

E aproveitem para assinar o canal, assim não perdem nenhuma novidade!

Share This Post
Publicado em Video | Deixe o seu comentário

Salmão Grelhado

Tem vídeo novo lá no canal! O salmão salgado é muito comum no Japão, de uma maneira geral. Mas não é tão salgado quanto o bacalhau, mas o suficiente para ficar bem mais firme e acompanhar o goham de todo dia. As meia-postas são encontradas nos supermercados e, apesar de salgado, ele é mantido sob refrigeração, porque o teor de sal não impede de que ele estrague.

A técnica de uma salga leve com a intenção de deixar a carne do peixe mais firme se chama shiojime e é aplicada também em peixes que serão servidos crus, tanto em sashimis como em sushis. No vídeo, recomendo manter o peixe enrolado em um pano ou em um tipo de tecid0-não-tecido, tipo Perfex. Assim, o líquido que sai do peixe não se acumula e o não causa um cheiro desagradável.

Uso cerca de 2 gramas de sal para cada 100 gramas de salmão.

Share This Post
Publicado em Uncategorized | Deixe o seu comentário

Sakana Nambanzuke

A receita não é nova, já publiquei há um bom tempo: http://marisaono.com/delicia/2010/11/14/aji-nanban-zuke-carapau-marinado/

Desta vez fiz em vídeo, lá no Youtube:

Aliás, já se inscreveu lá? Tem uma série de receitas em vídeo, explicadinhas.

Share This Post
Publicado em Uncategorized | Deixe o seu comentário

Doce de Figo Verde em Calda

Tem vídeo novo no Youtube.

Agora, se não quiser ter todo esse trabalho, tem alguns potes desse doce na lojinha do restaurante Aizomê, além de outras gostosuras que faço, como miso de castanha, miso de grão-de-bico, miso branco (com maior teor de arroz, mais adocicado), pasta de yuzu, conserva de broto de bambu, defumados, croquete cremoso de milho (congelado), as famosas coxinhas de galinha caipira (congeladas), shiokara de ovas de robalo, shiokara de lula e alho negro.

Os pedidos podem ser feitos pelo whatsapp (11) 97247-3862 ou pelo site https://deliverydireto.com.br/aizome/aizome ou pode ir lá na loja, que fica na Alameda Fernão Cardim 39.

Share This Post
Publicado em Doces, receita, Video | Tags , , , , , | Deixe o seu comentário