Creative Commons License
Blog Delicia by Marisa Ono
is licensed under a Creative Commons.

Imagem cedida pelo Studio Oz

Alho Negro na Bombay

Pinterest Master

  Pinterest

Doe Com Um Clique

Imprimir Imprimir

Pepino Refogado com Porco

pepino refogado

O feriado prolongado está acabando e voltamos à normalidade. Tirando o silêncio da ausência dos funcionários, continuei trabalhando nas tarefinhas daqui. Mas, tenho que reconhecer, final de ano é sempre um período de exageros na cozinha e à mesa. Comi muito, provavelmente engordei um pouco, dormi bastante, aproveitando a chuva que caiu quase sem parar desde o dia 31.

A receita de hoje é com pepino. Sempre achei curioso que em alguns países se costuma faze-lo refogado. Eu nunca tinha experimentado. Mas, pensando bem, o que é um pepino? Parente da abobrinha e do chuchu, porque não cozinha-lo? O sabor, de fato, é pálido, lembrando um pouco o chuchu, mas com uma textura mais crocante, interessante. Não foi o prato mais gostoso que comi, mas acho que vale como uma opção para variar a refeição do dia-a-dia.

Pepino Refogado com Porco

200 gramas de carne de porco fatiada ou cortada em tirinhas

1/2 colher de sopa de sake e shoyu

1 colher de chá de suco de gengibre (rale e esprema, separando o suco do bagaço)

1 colher de sopa de polvilho ou fécula de batata

3 pepinos médios, descascacos e cortados em pedaços irregulares. Vou fazendo cortes diagonais e rolando, obtendo formas ligeiramente piramidais

Shoyu, pimenta vermelha à gosto

Tempere a carne com o suco de gengibre, sake e shoyu. Deixe pegando gosto por meia hora. Adicione a fécula, misture e refogue a carne em uma frigideira, com um pouco de óleo.

Adicione os pepinos cortados. Pingue um pouco de água (algumas colheres de sopa apenas) para que cozinhem e forme um pouco de caldo. Tempere com shoyu e pimenta vermelha à gosto.

Se gostar, finalize com cebolinha verde picada e gotas de óleo de gergelim.

 

Share This Post

6 comments to Pepino Refogado com Porco

  • Diulza

    Boa tarde Marisa, e que este Ano seja com muita saude, para vc e sua Mãe, marisa eu como pepino até no macarrão frito fica muito bom vou fazer como o seu,Marisa tem um pepino não sei ao certo que pareçe uma bucha, aquelas vegetal, que minha sogra fazia vc sabe qual é,ela fazia com carne bem apimentada, ficava muito gostoso, dizem que é pepino chinês , euja vi na culinaria Indiana tb,Marisa até amanhã estou mandando umas coisinhas que eu trouse de Minas, sementes para a sua màe, e um fuba de milho da roça socado no pilão de munjolo e moinho de pedro para vc fazer um bolo deve chegar logo ai.bjs(fiz a linguiça com o alho defumei ficou coisa de louco me perdoe nao deu para trazer, mais vou ver se faço aqui.

  • Diulza

    desculpe pelo(touse)rsrsrsrsrsr( me mate rsrsrsr)

  • Marisa Ono

    Sim, lá no Japão come-se um tipo de bucha grande, chamada togan. Dos indonesianos ganhávamos outro tipo de bucha, que cresce farta em quase qualquer terreno, no verão. Creio que na China também consomem muito buchas e cabaças…
    Oba! Vou conferir no correio amanhã. Hoje não tinha nada além de contas…

  • Oba! Cozinha do desespero!
    Vou experimentar fazer essa receita. Nunca comi pepino refogado. Uma vez uma amiga minha indiana me deu pepinos assados temperados com algumas especiarias (não sei quais são). Uma delícia!

    É igual a questão da alface, né? A alface cozida (eu aprendi o tchahan de alface aqui no seu blog).
    Obrigado e ótimo ano novo.

  • antonia

    Pepino cozido é uma delícia! Minha mãe fazia isso quando eu era criança. Apanhava os pepinos maduros e cozinhava com missô e um pouquinho de açúcar. Nem precisa inventar muito, só assim já fica muito bom para comer com arroz branco.

  • [...] Prato inspirado na receita do blog  Delícia o Playground Culinário de Marisa Ono. [...]

Leave a Reply

  

  

  

You can use these HTML tags

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>