É primavera, embora a gente se queixe do frio que tem feito. Tanto é que a cerejeira dobrada resolveu dar flor.
Claro que não foi só ela. Alguns nabos acabaram soltando pendão e dando flor antes do que queríamos. Perdemos os daikons, ganhamos flores.
Aliás, já viram flor de daikon? É bonita. Confesso que só prestei mais atenção à elas recentemente. Quando via nas plantações japonesas, raramente tinha tempo para parar e olhar com mais atenção.
Parece uma rosa, tanto na flor quanto no formato da folha e na abundância de espinhos. Aliás, de certa forma, são rosas. São da mesma família.
Framboesas negras, do Himalaia, da Montanha, como informa a Neide Rigo. Estou juntando a cada dia um punhado e congelando. Talvez consiga um pote de geléia. São doces, miúdas, com menos aroma que as framboesas vermelhas, que por aqui dão em qualquer canto.
A flor do shunkiku é meio sem-graça. Mas tudo bem, comemos as folhas. Não, dessas não, porque o pé ficou velho e as folhas estão duras. Mas estão lá na horta, para a gente tirar as sementes.
Blueberries também estão dando flor. Meu pé não vai muito adiante, cresce pouco a cada ano. Mas está aí, florido. Vou comer uma dúzia de frutos, se tanto.
Frutificando, por enquanto, só o tomata japonês ou francês ou tamarilo.
E a vida ainda vai me dar muitos limões. Limões galegos.
Violas são comestíveis, embora eu não tenha o hábito de enfeitar meu prato com flores.
Assim como as violetas.
Glicínias não sei se são comestíveis, mas costumo ironizar que tenho o maior bonsai do mundo. Comprei como bonsai, ameaçou morrer e minha mãe resolveu plantar no chão. Cresceu, ficou vigorosa e agora dá flores.
E, por fim, meu assistente, Zero, o gato tricolor. Enquanto tirava essas fotos acompanhou-me o tempo todo. Nesse momento, resolveu descansar entre as salsas e shunkikus.
e nessa vida silvestre, o Zero até criou pelo na orelha 🙂 lindas flores!!!
[Translate]
Zero é extra-peludo. Os bigodes são mais compridos que a média e ele tem pelo entre os dedos, a pata dele é acolchoada. Por outro lado, ele tem dificuldade em subir em árvores…
[Translate]
Gato tricolor? Isso eh raro, não ?
[Translate]
Sim, dizem que a possibilidade de nascer um gato macho de 3 cores é de uma para cada dez mil, Esther.
[Translate]
Marisa muito lindo amo nabo agora me apaixonei pelas flores nem sabia que coisa linda.bjs.
[Translate]
Lindas flores!
O que voce faz para proteger as blueberries e as framboesas dos passarinhos? Cobre com tela?
Minha sogra não consegue manter por muito tempo no pé que ela tem no quintal, logo que fica vermelhinho os passaros atacam!
[Translate]
As framboesas estão a salvo por enquanto. Parece que os sanhaços andam preferindo as pitangas. E parece que acharam as blueberries estranhas demais, nem provaram. Já jabuticaba, não comi do pequeno pé que tenho.
[Translate]
Marisa, parabéns pelo blog. Adorei ver as flores e tenho muita vontade de plantar frutas e legumes, apesar da falta de espaço. Adoro o seu blog.
[Translate]
Pingback: Brownie de Framboesa « Delícia