Rolinhos de Papel de Arroz

rolinho de papel 6

Este é outro assunto sobre o qual estou para escrever há muito, muito tempo. Com o calor que tem feito nestes últimos dias, resolvi fazer essa salada enrolada. Não chamo de rolinho vietnamita por conta de tantas mudanças que fiz. Sim, eu já comi rolinho vietnamita, feita por vietnamitas e não gostei da enorme folha de oba (shiso) que colocaram dentro.

papel de arroz1

O papel de arroz é encontrado em discos de tamanhos variados. Duram uma eternidade no armário, se mantidos em ambiente seco. Não me lembro do preço, mas da última vez que vi nas lojas da Liberdade, não achei caro, não. Também já vi em alguns supermercados e lojas de produtos orientais em cidades do interior.

papel de arroz 2

Eles são secos, parecem feitos de plástico e translúcidos. Não parecem apetitosos quando saem do pacote.

harusame

O harusame, também chamado de vermicelli, é uma massa feita com um feijão pequeno, verde. O mesmo feijão que vira o broto chamado moyashi. Esse já veio convenientemente cortado em pedaços pequenos. Existe uma variedade grande de espessuras. Não tem sabor, mas tem uma textura interessante, firminho, parecendo alguma cartilagem. Ele tem que ser cozido em água fervente, até ficar transparente e amaciar. Em seguida, lave em água fria e escorra;
rolinho de papel 1

Para fazer os rolinhos, hidrate os discos de papel de arroz em uma bandeja com água. Espere alguns segundos e retire. Coloque-o sobre um pano limpo e espere mais um pouco. Logo ele ficará maleável. Outra opção é pulverizar água com aqueles pulverizadores que encontramos na seção de jardinagem ou utilidades domésticas

rolinho de papel 2

No recheio, usei harusame cozido, pepino cortado em tirinhas, alface e um embutido de peito de frango defumado. Não tinha cenoura, nem moyashi, camarão estava congelado. As opções são muitas; frango cozido ou assado, cortado em tiras ou fatias finas, presunto, rosbife, camarão cozido, broto de nabo, folhas de coentro ou shiso… enfim, use o que gostar.

rolinho de papel 3

Enrole como um rocambole até mais ou menos a metade. Dobre as laterais para o centro e continue enrolando. Se quiser uma aparência melhor, lembre de colocar uma folha ou uns camarões na ponta final do rolinho. Ficará aparecendo por debaixo do papel.

rolinho de papel 5

Quando comi no restaurante vietnamita, ofereceram dois molhos: um era picante e doce e outro era à base de uma pasta de soja escura, com amendoim. Acabei fazendo uma mistura dos dois molhos. Misturei em uma tigelinha miso (pasta de soja fermentada), açúcar, vinagre, pasta de amendoim, pasta de pimenta e água até chegar na textura e sabor que eu queria. Na falta de pasta de amendoim, poderia ter usado um pouco de pasta de gergelim ou amendoim picadinho
rolinho de papel 4

Como eu tinha beliscado pão à tarde, isso acabou sendo meu jantar. Caiu bem, sem pesar muito. E ainda pude tomar um sorvete sem sentir-me culpada.

Gostou dessa receita? Talvez queira conhecer a versão frita:

Cha Gio ou Rolinhos Vietnamitas Fritos

Share This Post
Esta entrada foi publicada em Entrada, molhos, produtos., receita, Saladas com as tags , , , . ligação permanente.

44 Responses to Rolinhos de Papel de Arroz

  1. LuMa diz:

    Que delicadeza de prato…E a estética, então… Realmente deve ser ideal para o clima brasileiro. Não conheço Vietnã, mas nos documentários e filmes, a primeira impressão que tenho é de calor e umidade até nas madrugadas e seus pratos com verduras cruas ou semi-cruas me inspiram uma cozinha muito fresca. Me veio em mente o filme “O cheiro da papaya verde”, da cena em que a protagonista, doméstica na casa de uma rica família, descasca o mamão verde e a corta em tiras, para preparar a salada. Uma cena muito, muito bonita. (Perdão, já estou fugindo do tema…)

    • Marisa Ono diz:

      A comida vietnamita, para minha surpresa, não é tão condimentada como tantas outras da Ásia. Achei mais “herbal”; sempre tinha algo com folhas de coentro ou oba (shiso) gigantescas. A única coisa condimentada que comi foram lulas com um molho picante. E ficou uma lembrança triste: não sei o que comi, mas tive uma reação alérgica horrorosa, que deixou meu corpo todo empipocado, vermelho e ardendo durante mais de uma semana.

  2. Dani diz:

    que boas dicas Marisa.

    Alguns meses atrás estavam vendendo no mercado (que é oriental) perto de casa. Não levei por puro desconhecimento de como preparar. Uma moça que estava no corredor ainda disse “faça frito enrolado, deve ficar igual rolinho primavera”, ainda bem que não aceitei o conselho. Erraria feio no uso chutado.

    Já sei como pelo menos tentar preparar a próxima vez que ele aparecer nas prateleiras…rs

    Bjs e Feliz Ano Novo

    • Marisa Ono diz:

      Dani, existe um rolinho vietnamita frito, feito com papel de arroz, sim. Só que o recheio é cru (se não me falha a memória, o que comi tinha camarão, broto de bambu e batata-doce em tirinhas, mas minha memória não anda nada boa). Tentei fazer em casa e foi um desastre total. O rolinho desenrolou, o recheio escapou e foi um caos. Outro dia a Nice disse que tem que deixar ele secar um pouco antes de fritar e LP diz que é para fritar em uma frigideira rasa, com menos óleo.

  3. Diulza diz:

    Oi, Marisa, só agora conseguir dar uma parada voltei com a minha neta de BH, não tenho tido muito tempo, eu comprei uma vez o papel de arroz mais por ignorancia, não deu certo,o molho não ficou bom sabe quando tudo desanda rsrsrs,mais vou tentar novamente, sou persistente e vc deu passo a passo agora vai. bjs.

    • Marisa Ono diz:

      Diulza, você pode usar o molho que preferir. Shoyu com um pouco de limão e gotas de óleo de gergelim fica bom também. Ou um molho de salada que você goste.

  4. RAQUEL diz:

    QUERIDA GOSTARIA D EDIZER QUE AMO SUA PAGINA DE GOSTOSURAS, SOU DESCENDENTE DE JAPONES E MOREI 15 ANOS NO NIHON, E OCSTUMO FAZER MUITA CULINARIA ORIENTAL NO MEU LAR.EU ESTAVA LOUCA ATRAS DA RECEITA DO MISSÔ, E ENCONTREI AQUI..QRIA TE PARABENIZAR POR COMPARTILHAR TANTA COISA BOA COM NOS LEITORAS…BJUSS

  5. salete diz:

    fiz! adorei!

  6. Carol diz:

    Pode fazer frito, sim! Só que em vez de fazer a fritura de imersão convencional do rolinho primavera, pode fazer grelhado com um fio de azeite na frigideira anti-aderente. Uns 2 minutos pra cada lado em fogo médio. Fiz hoje por desconhecimento e experiência (acredito na culinária experimental) e a textura é excelente! O gosto lembra algo de polvilho, não sei porque…

  7. Marco diz:

    Comprei esta massa algum tempo atrás pensando que era massa de Harumaki, fritei e nada de ficar bom…acabei desistindo….
    Na embalagem pareciam harumakis
    Agora sei para que serve.

  8. ellis diz:

    gostaria de saber se vc sabe onde encontrar as folhas aqui no Rio de Janeiro…obrigada.

  9. Mariana Kuazaqui diz:

    Esse rolinho é maravilhoso, o meu sogro é do vietnã,e faz umas massas de arroz q eh dos deuses…uma dica..coloque alho amassado no shoyu, fica mto bomm!

  10. Mariana Kuazaqui diz:

    Olha MARISA, aqui eu nao conheço, mas no mercadinho da liberdade vende bastante coisa de lá, meu sogro sábado fez um pastelzinho de arroz vietnamita que é pra comer de joelhos, compra a massa pronta na liberdade(SP).Recheia-se com camarão e toucinho, é um prato tipico lá.Se quiser depois te mando a receita.
    Não conheço nenhum, mas tem um chinês na liberdade(SP)REI DOS REIS, q além de barato é muito boa!

    • Marisa Ono diz:

      Por favor, Mariana. Comi uma vez em um restaurante vietnamita e fiquei surpresa com a delicadeza de alguns pratos. E lamento que não haja um restaurante para conhecer.

  11. Mariana Kuazaqui diz:

    Camarão
    Alface
    Coentro
    Alho
    Cebolinha
    Farinha de arroz
    Shoyu

    Na liberdade vende a massa, é por volta de R$3,50.Mistura com 1 litro de agua e cebolinha cortada, tipo um pé.
    O melhor eh vc fritar com a banha do toucinho sabe?aquele óleo q se forma?!
    Frite como se estivesse fritando uma panqueca, coloque a massa na frigideira, Primeiro coloque uma concha na frigideira, depois o camaraocom o toucinho, dobre a massa e se sirva.(Enrole o pastelzinho com alface, coentro e molhe no molho.Esse prato chama-se Bancéu.

    Prepare o molho como quiser, mas o q eeu mais gosto eh shoyu, limao, pimenta e alho amassado.

    Qualquer duvida.., pergunte

    • Marisa Ono diz:

      Agora que você falou, não é que encontrei uma receita por aqui? Mas não tinha a menor idéia de como se comia. Tem a foto de uma panqueca recheada com camarão, uma pilha de alface e a tigela de molho. Não sabia que era para enrolar na alface…
      Muito obrigada, vou fazer em breve!

    • Marisa Ono diz:

      Testei uma receita que encontrei aqui nos meus livros. Gostei da coisa, viu?

  12. Tania Maria diz:

    Muito obrigada, meu filho trouxe as folhas para mim, mas não tinha idéia de como fazer.

  13. Amélia Okamota diz:

    Meu recheio é: harussame temperado com curry e azeite, shiitake picadinho ou em tirinhas finas, alface americana picadinha, pepino, cenoura, moyashi. O molho é com shoyu, gengibre raladinho, alho e limão(ou vinagre). Normalmente faço sem nenhum tipo de carne para os vegetarianos.

  14. Edelberto diz:

    Já fiz frito e cru. Para fritar, coloquei pouco oleo e fiz uma “colinha” com farinha de trigo para firmar o rolinho, como se faz no Primavera. A Casa Bueno na Liberdade manda este material pelo correio.

  15. jhonatan diz:

    eu queria,saber mais sobre o papel de arroz,e o macarãozinho
    e sobre os pratos sofisticados.japonê.

    • Marisa Ono diz:

      Jhonatan ou Madalena – não sei qual dos dois está interessado – tem mais receitas na tag “”massas orientais”. Na Ásia existem muitos tipos de massa, sejam elas de trigo, de amido, arroz, etc. Não sei qual seria o macarrãozinho ao qual se refere.
      http://marisaono.com/delicia/?tag=massas-orientais

      Já sobre culinária japonesa, existe uma categoria específica. Quanto a receitas sofisticadas, é uma coisa relativa. Um arroz cozido com broto de bambu pode ser sofisticado. Cogumelos assados também. Depende muito de onde, quando e por quem são feitos.

      http://marisaono.com/delicia/?cat=15

  16. madalena diz:

    eu tambem queria saber maissobre os pratos sofisticados..obrigado.

  17. jhonatan diz:

    eu queria saber mais sobre os pratos e o papel de arroz,e o macarãozinho?obrigdo

  18. Suzy diz:

    Oi …

    Eu vi a receita do rolinho vietnamita na TV alguns. E pedi para minha irmã trazer do Bairro da Liberdade/sp, os ingredientes. Vou fazer ainda essa semana… e gostei muito da opção de fazer eles frito, vou tentar!

  19. Cristina Marques diz:

    Oi Marisa!
    Adorei seu blog…!!!
    Ontem fui a Liberdade e comprei as folhas de arroz… e quando abri, não sabia o que fazer com elas!!!
    Mas hoje, tudo se esclareceu, graças a você!!!
    Adoro saladas… e adoro inventar as coisas!!! E suas dicas me ajudaram muito!!!
    Obrigada!!!
    Bjs Cris

  20. Marcelo D diz:

    Olá Marisa Ono, boa tarde.

    Estou procurando fornecedores de folhas de arroz para impressão e testes de laboratório. Você conhece fabricantes nacionais que produzam e imprimam as folhas? Agradeço se puder indicar.

    Muito obrigado, Marcelo

  21. Telma diz:

    Oi Marisa,

    Pedi para meu filho comprar massa de harumaki e ele trouxe papael de arroz…
    Sera que eu posso fazer os rolinhos primavera ( harumaki ) com eles ??

    obrigada pela atençao
    beijos

  22. MARIANne diz:

    Oi Marisa! Da o fazer o Robinho na véspera e leva-lo na marmita o trabalho? Tipo bent^o? Abs. Marianne

  23. teresa diz:

    ola,eu quero fazer essa massa que parece papel mas nao encontro a receita,pode dar-me a receita da mistura de ingredientes?

  24. Angel diz:

    Eu comprei essas folhas no Asia Shop http://www.asiashop.com.br/
    Guardei na geladeira por medo de dar alguma traça no armário… tá lá até hj, ainda não usei, faz uns meses que comprei e está ainda integro. Mas quero tentar fazer frito. Adorei sua página!

  25. Mariana diz:

    Marisa, boa noite

    Inaugurou o restaurante Miss saigon em Moema.
    Uma delicia, vale a pena conferir, lá vc encontra o Banh xeo e Banh tran.

    http://Www.misssaigonrestaurante.com.br

  26. valeu a dica, vou procurar esses discos pra experimentar, fiquei com vontade…

  27. gladys saito diz:

    Ola querida.eu desconfio q seja papel de arroz pq é muito delicado comi uma trouxinha frita crocantissima com recheio d3 cream cheese e tomate .mas pelo jeito foi frito com olei grande porque a ponta dele era muito crocante.

Os comentários estão fechados.