41 Comments

  1. Que delicadeza de prato…E a estética, então… Realmente deve ser ideal para o clima brasileiro. Não conheço Vietnã, mas nos documentários e filmes, a primeira impressão que tenho é de calor e umidade até nas madrugadas e seus pratos com verduras cruas ou semi-cruas me inspiram uma cozinha muito fresca. Me veio em mente o filme “O cheiro da papaya verde”, da cena em que a protagonista, doméstica na casa de uma rica família, descasca o mamão verde e a corta em tiras, para preparar a salada. Uma cena muito, muito bonita. (Perdão, já estou fugindo do tema…)

  2. Marisa Ono

    A comida vietnamita, para minha surpresa, não é tão condimentada como tantas outras da Ásia. Achei mais “herbal”; sempre tinha algo com folhas de coentro ou oba (shiso) gigantescas. A única coisa condimentada que comi foram lulas com um molho picante. E ficou uma lembrança triste: não sei o que comi, mas tive uma reação alérgica horrorosa, que deixou meu corpo todo empipocado, vermelho e ardendo durante mais de uma semana.

  3. que boas dicas Marisa.

    Alguns meses atrás estavam vendendo no mercado (que é oriental) perto de casa. Não levei por puro desconhecimento de como preparar. Uma moça que estava no corredor ainda disse “faça frito enrolado, deve ficar igual rolinho primavera”, ainda bem que não aceitei o conselho. Erraria feio no uso chutado.

    Já sei como pelo menos tentar preparar a próxima vez que ele aparecer nas prateleiras…rs

    Bjs e Feliz Ano Novo

  4. Oi, Marisa, só agora conseguir dar uma parada voltei com a minha neta de BH, não tenho tido muito tempo, eu comprei uma vez o papel de arroz mais por ignorancia, não deu certo,o molho não ficou bom sabe quando tudo desanda rsrsrs,mais vou tentar novamente, sou persistente e vc deu passo a passo agora vai. bjs.

  5. Marisa Ono

    Dani, existe um rolinho vietnamita frito, feito com papel de arroz, sim. Só que o recheio é cru (se não me falha a memória, o que comi tinha camarão, broto de bambu e batata-doce em tirinhas, mas minha memória não anda nada boa). Tentei fazer em casa e foi um desastre total. O rolinho desenrolou, o recheio escapou e foi um caos. Outro dia a Nice disse que tem que deixar ele secar um pouco antes de fritar e LP diz que é para fritar em uma frigideira rasa, com menos óleo.

  6. Marisa Ono

    Diulza, você pode usar o molho que preferir. Shoyu com um pouco de limão e gotas de óleo de gergelim fica bom também. Ou um molho de salada que você goste.

  7. RAQUEL

    QUERIDA GOSTARIA D EDIZER QUE AMO SUA PAGINA DE GOSTOSURAS, SOU DESCENDENTE DE JAPONES E MOREI 15 ANOS NO NIHON, E OCSTUMO FAZER MUITA CULINARIA ORIENTAL NO MEU LAR.EU ESTAVA LOUCA ATRAS DA RECEITA DO MISSÔ, E ENCONTREI AQUI..QRIA TE PARABENIZAR POR COMPARTILHAR TANTA COISA BOA COM NOS LEITORAS…BJUSS

  8. Carol

    Pode fazer frito, sim! Só que em vez de fazer a fritura de imersão convencional do rolinho primavera, pode fazer grelhado com um fio de azeite na frigideira anti-aderente. Uns 2 minutos pra cada lado em fogo médio. Fiz hoje por desconhecimento e experiência (acredito na culinária experimental) e a textura é excelente! O gosto lembra algo de polvilho, não sei porque…

  9. Marco

    Comprei esta massa algum tempo atrás pensando que era massa de Harumaki, fritei e nada de ficar bom…acabei desistindo….
    Na embalagem pareciam harumakis
    Agora sei para que serve.

  10. Mariana Kuazaqui

    Esse rolinho é maravilhoso, o meu sogro é do vietnã,e faz umas massas de arroz q eh dos deuses…uma dica..coloque alho amassado no shoyu, fica mto bomm!

  11. Mariana Kuazaqui

    Olha MARISA, aqui eu nao conheço, mas no mercadinho da liberdade vende bastante coisa de lá, meu sogro sábado fez um pastelzinho de arroz vietnamita que é pra comer de joelhos, compra a massa pronta na liberdade(SP).Recheia-se com camarão e toucinho, é um prato tipico lá.Se quiser depois te mando a receita.
    Não conheço nenhum, mas tem um chinês na liberdade(SP)REI DOS REIS, q além de barato é muito boa!

  12. Marisa Ono

    Por favor, Mariana. Comi uma vez em um restaurante vietnamita e fiquei surpresa com a delicadeza de alguns pratos. E lamento que não haja um restaurante para conhecer.

  13. Mariana Kuazaqui

    Camarão
    Alface
    Coentro
    Alho
    Cebolinha
    Farinha de arroz
    Shoyu

    Na liberdade vende a massa, é por volta de R$3,50.Mistura com 1 litro de agua e cebolinha cortada, tipo um pé.
    O melhor eh vc fritar com a banha do toucinho sabe?aquele óleo q se forma?!
    Frite como se estivesse fritando uma panqueca, coloque a massa na frigideira, Primeiro coloque uma concha na frigideira, depois o camaraocom o toucinho, dobre a massa e se sirva.(Enrole o pastelzinho com alface, coentro e molhe no molho.Esse prato chama-se Bancéu.

    Prepare o molho como quiser, mas o q eeu mais gosto eh shoyu, limao, pimenta e alho amassado.

    Qualquer duvida.., pergunte

  14. Marisa Ono

    Agora que você falou, não é que encontrei uma receita por aqui? Mas não tinha a menor idéia de como se comia. Tem a foto de uma panqueca recheada com camarão, uma pilha de alface e a tigela de molho. Não sabia que era para enrolar na alface…
    Muito obrigada, vou fazer em breve!

  15. Amélia Okamota

    Meu recheio é: harussame temperado com curry e azeite, shiitake picadinho ou em tirinhas finas, alface americana picadinha, pepino, cenoura, moyashi. O molho é com shoyu, gengibre raladinho, alho e limão(ou vinagre). Normalmente faço sem nenhum tipo de carne para os vegetarianos.

  16. Edelberto

    Já fiz frito e cru. Para fritar, coloquei pouco oleo e fiz uma “colinha” com farinha de trigo para firmar o rolinho, como se faz no Primavera. A Casa Bueno na Liberdade manda este material pelo correio.

  17. Marisa Ono

    Jhonatan ou Madalena – não sei qual dos dois está interessado – tem mais receitas na tag “”massas orientais”. Na Ásia existem muitos tipos de massa, sejam elas de trigo, de amido, arroz, etc. Não sei qual seria o macarrãozinho ao qual se refere.
    http://marisaono.com/delicia/?tag=massas-orientais

    Já sobre culinária japonesa, existe uma categoria específica. Quanto a receitas sofisticadas, é uma coisa relativa. Um arroz cozido com broto de bambu pode ser sofisticado. Cogumelos assados também. Depende muito de onde, quando e por quem são feitos.

    http://marisaono.com/delicia/?cat=15

  18. Suzy

    Oi …

    Eu vi a receita do rolinho vietnamita na TV alguns. E pedi para minha irmã trazer do Bairro da Liberdade/sp, os ingredientes. Vou fazer ainda essa semana… e gostei muito da opção de fazer eles frito, vou tentar!

  19. Cristina Marques

    Oi Marisa!
    Adorei seu blog…!!!
    Ontem fui a Liberdade e comprei as folhas de arroz… e quando abri, não sabia o que fazer com elas!!!
    Mas hoje, tudo se esclareceu, graças a você!!!
    Adoro saladas… e adoro inventar as coisas!!! E suas dicas me ajudaram muito!!!
    Obrigada!!!
    Bjs Cris

  20. Marcelo D

    Olá Marisa Ono, boa tarde.

    Estou procurando fornecedores de folhas de arroz para impressão e testes de laboratório. Você conhece fabricantes nacionais que produzam e imprimam as folhas? Agradeço se puder indicar.

    Muito obrigado, Marcelo

  21. Telma

    Oi Marisa,

    Pedi para meu filho comprar massa de harumaki e ele trouxe papael de arroz…
    Sera que eu posso fazer os rolinhos primavera ( harumaki ) com eles ??

    obrigada pela atençao
    beijos

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *