Bolinhos de Okara

Bem, para mim isso nem é receita, mas vai que alguém ainda não conhece? Esses bolinhos surgiram da necessidade em aproveitar o bagaço de soja que sobra quando fazemos leite de soja ou tofu. Como o okara é uma massa quase sem gosto ou cheiro, recebe bem quase qualquer coisa. No caso, um pouquinho de carne moída, salsa, pimenta-d0-reino, mas as possibilidades são muitas. Rendem bolinhos sequinhos por fora e macios por dentro, para serem comidos na refeição ou até como petisco.

Não vou dar medidas, porque é muito simples.  Juntei ao okara uma porção bem pequena de carne moída,  algo em torno de 100 gramas. Temperei com sal, pimenta moída e salsinha. Quebrei 2 ovos e amassei com farinha para dar liga. Depois foi só fazer bolinhos achatados e fritar. Como não se desmancharam, não precisei juntar mais farinha.

E se não quiser usar carne, não precisa. Há quem adicione peixe moído e lembro que fazíamos com sardinha triturada.

 

Share This Post

10 comentários em “Bolinhos de Okara”

  1. Legal está receita. A família de minha esposa faz okara como se fosse farofa (ovo salsinha, até cenoura)!
    Fica uma delícia como se fosse uma farofinha mais molhadinha.

    Pena que é difícil encontrar hj em dia, mesmo na feira.

  2. Christian, para a farofa eu costumo secar na frigideira até virar uma farinha soltinha. Daí é só guardar em um saco no congelador e usar quando precisar. Eu não tenho reparado, antigamente (há vinte anos), era dado de graça para quem comprava tofu.

  3. nossa que legal!acabei de fazer o leite de soja,amanhã farei esses bolinhos que parecem deliciosos
    obrigada bjs pra você!maria cristina

  4. Pablo, nunca tomei medida. Se ficar muito mole, junte mais farinha de trigo. Se for pouco resíduo de soja, use só um ovo. Fica parecendo um falafel, um pouco crocante por fora e úmido por dentro. E tempere à gosto.

  5. Olá Marisa, para os croquetes, usa-se o okara seco ou o molhado? Ou pode ser qualquer um dos dois?
    É a primeira vez que vou usar o okara.

    Obrigada pelas receitas.

  6. Sim, é preciso cozinhar a mistura antes de coar para usar em bolinhos e outros preparados porque a soja crua é muito indigesta e porque aquecendo, sai mais leite.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *