Mancha Amarelada em Camisa Branca

Lá vou eu falar de um assunto desconfortável: mancha amarelada em camisa branca, principalmente na região da cava da camisa (ou axila, ou sovaco, como prefere a Bia Braune). E por mais que se esfregue, deixe de molho em alvejante, não sai. Pode ficar um pouco mais pálido e só. Se você não acha desconcertante vestir uma camisa com mancha de suor, leia o conto da Lygia Fagundes Telles entitulado “Verde Lagaro Amarelo”.

Bem, estou escrevendo sobre isso – e pior, expondo uma camisa que estava encostada no armário! – porque me perguntaram se o Maienza funciona para esse tipo de mancha. Não sei, não testei. Garanto que tira o cheiro desagradável de suor que fica impregnado em umas camisas de tecido sintético. É só diluir na proporção de 1 para 5 de água e pulverizar no local.

Então cá estou eu, com uma solução fácil, barata e eficiente.

Primeiro é preciso fazer um aplicador. Para isso usei um pouco de algodão, um pedaço pequeno de tecido (tirado de uma camiseta velha), um palito (hashi) e uma borracha.É só fazer um bolota, cobrir com o tecido, espetar no palito e prender com o elástico. Fica parecendo um cotonete grande.

Em um recipiente de vidro ou inox, misture 1 parte de bicarbonato de sódio para 2 de alvejante líquido. No caso, usei do tipo indicado para roupas coloridas.

Com o aplicador, passe o produto na área manchada. Não use os dedos para fazer isso, a solução é alcalina e pode provocar lesões na pele.

Agora vem a parte realmente divertida. Exponha a parte manchada, já com o produto aplicado, a vapor de água. Uma chaleira proporciona um vapor direcionado, o que facilida. Aproxime do vapor por alguns segundos e retire. Em contato com o vapor, a mistura espuma (não sei se dá para ver direito na foto as bolhas subindo). Mas tenha cuidado: não aproxime os dedos do vapor porque você pode se queimar. Tenha cuidado para não queimar a camisa na chama do fogão. E mantenha o rosto longe do vapor, que pode ser irritante.

A mancha desaparece imediatamente. Confira se não ficou algum ponto amarelado. Se necessário, reaplique e passe novamente no vapor. Depois lave a roupa normalmente, tendo o cuidado de enxaguar bem, porque resíduos de sabão na roupa também deixam manchas em camisas claras.

Bem, quanto à lógica da coisa, confesso que só desconfio. E confesso que estou com um pouco de preguiça para investigar a fundo. O que posso dizer é que o princípio ativo do alvejante para roupas coloridas é o peróxido de hidrogênio, que reage com moléculas orgânicas, liberando oxigênio. Tanto o peróxido de hidrogênio quanto o bicarbonato são utilizados produtos para clareamento dentário. Agora, como tudo isso funciona, ou fica para um outro dia ou, se alguém souber explicar, por favor.

Share This Post
Esta entrada foi publicada em cotidiano, curiosidades. ligação permanente.

86 Responses to Mancha Amarelada em Camisa Branca

  1. Bruna diz:

    Geeeeeeeeeeente! Super funciona esse negócio. No começo não botei muita fé, mais é maravilhoso!!!

  2. Mariana diz:

    Oi Marisa, eu testei em duas camisas. Na primeira (manchada há mais de 1 ano) não houve nenhuma diferença. Na segunda, que é num tom off white, o que aconteceu foi que a mancha se espalhou um pouco, passei pela segunda vez e no local da aplicação ficou bem branco, mas diferente do tom da peça. Acho que só funciona em peças muito brancas. Você já testou nas coloridas?
    Parabéns pelo blog!

    • Marisa Ono diz:

      Não, não testei com peças coloridas. Pode ocorrer um desbotamento, devido à ação dos alvejantes. Por isso mesmo que coloquei no título “Mancha Amarelada em Camisa Branca”.

  3. SALETE diz:

    Gostei muito da sua dica Marisa Ono, eu fiz o teste e deu certo.
    Um Grande Abraço.
    Obrigada

  4. Robson diz:

    Olá a todos,

    Tive que lhes escrever para dizer que a receita aqui exposta simplesmente solucionou os problemas que semrpe tive com todas as minhas blusas brancas, o que representa metade ou mais do meu guarda-roupa.
    Confesso que, mesmo como Engeinheiro Químico, nunca pensei em utilisar os alvejantes diretamente com uma fonte de calor tão poderosa que é o vapor d’água! A receita é simplesmente muito boa e funcional, de fato!

    Obrigado Marisa Ono pelo seu trabalho!

    Tenha certeza que divulgarei sua página a todos que necessitarem!

    Um abraço a todos,

    Robson

    • Marisa Ono diz:

      Nossa! Um engenheiro químico! Divulgue sim, Robson, muita gente tem esse problema e esfregar com muito sabão não adianta nada, pelo contrário.

  5. Jairo diz:

    Obrigado Marisa!!!
    Trabalho com camisa branca quase todos os dias e essas manchas sempre me atormentavam, mas nunca parei para procurar alguma dica. Por sorte, de cara encontrei a sua que deu super certo. Minha mãe, eu e nossas mãos cansadas de tanto esfregar, te agradecemos.
    Dica 1: substitui a chaleira por ferro-de-passar a vapor, e o aplicador sugerido por escova de dentes foi tranquilo
    Dica 2: aos que não conseguiram remover as manchas, tentem colocar mais bicarbonato do que alvejante… A ideia é que a misture vire uma papa, e siga o fluxo: aplique, vapor, aplique, vapor e pronto.

Os comentários estão fechados.