Creative Commons License
Blog Delicia by Marisa Ono
is licensed under a Creative Commons.

Imagem cedida pelo Studio Oz

Alho Negro na Bombay

Pinterest Master

  Pinterest

Doe Com Um Clique

Imprimir Imprimir

Mancha Amarelada em Camisa Branca

Lá vou eu falar de um assunto desconfortável: mancha amarelada em camisa branca, principalmente na região da cava da camisa (ou axila, ou sovaco, como prefere a Bia Braune). E por mais que se esfregue, deixe de molho em alvejante, não sai. Pode ficar um pouco mais pálido e só. Se você não acha desconcertante vestir uma camisa com mancha de suor, leia o conto da Lygia Fagundes Telles entitulado “Verde Lagaro Amarelo”.

Bem, estou escrevendo sobre isso – e pior, expondo uma camisa que estava encostada no armário! – porque me perguntaram se o Maienza funciona para esse tipo de mancha. Não sei, não testei. Garanto que tira o cheiro desagradável de suor que fica impregnado em umas camisas de tecido sintético. É só diluir na proporção de 1 para 5 de água e pulverizar no local.

Então cá estou eu, com uma solução fácil, barata e eficiente.

Primeiro é preciso fazer um aplicador. Para isso usei um pouco de algodão, um pedaço pequeno de tecido (tirado de uma camiseta velha), um palito (hashi) e uma borracha.É só fazer um bolota, cobrir com o tecido, espetar no palito e prender com o elástico. Fica parecendo um cotonete grande.

Em um recipiente de vidro ou inox, misture 1 parte de bicarbonato de sódio para 2 de alvejante líquido. No caso, usei do tipo indicado para roupas coloridas.

Com o aplicador, passe o produto na área manchada. Não use os dedos para fazer isso, a solução é alcalina e pode provocar lesões na pele.

Agora vem a parte realmente divertida. Exponha a parte manchada, já com o produto aplicado, a vapor de água. Uma chaleira proporciona um vapor direcionado, o que facilida. Aproxime do vapor por alguns segundos e retire. Em contato com o vapor, a mistura espuma (não sei se dá para ver direito na foto as bolhas subindo). Mas tenha cuidado: não aproxime os dedos do vapor porque você pode se queimar. Tenha cuidado para não queimar a camisa na chama do fogão. E mantenha o rosto longe do vapor, que pode ser irritante.

A mancha desaparece imediatamente. Confira se não ficou algum ponto amarelado. Se necessário, reaplique e passe novamente no vapor. Depois lave a roupa normalmente, tendo o cuidado de enxaguar bem, porque resíduos de sabão na roupa também deixam manchas em camisas claras.

Bem, quanto à lógica da coisa, confesso que só desconfio. E confesso que estou com um pouco de preguiça para investigar a fundo. O que posso dizer é que o princípio ativo do alvejante para roupas coloridas é o peróxido de hidrogênio, que reage com moléculas orgânicas, liberando oxigênio. Tanto o peróxido de hidrogênio quanto o bicarbonato são utilizados produtos para clareamento dentário. Agora, como tudo isso funciona, ou fica para um outro dia ou, se alguém souber explicar, por favor.

Share This Post

82 comments to Mancha Amarelada em Camisa Branca

  • juliana

    testei numa camisa de mancha antiga de suor com alvejante comum mas parece que não deu muito certo, talvez só o para roupas colorida funcione mesmo!

  • juliana

    quanto ao uso do bicarbonato nos dentes, já ouvi falar também e questionei minha ortodontista sobre o uso. ela não recomendou porque o clareamento ocorre devido ao desgaste do esmalte dental (o pó é abrasivo), inclusive com pastas clareadoras ou com bicarbonato. se usados a longo prazo, podem desgastar o esmalte ao ponto de expor a dentina, que é amarelada – além de escurecer ainda mais os dentes, há a da proteção externa e aí só com uma cobertura artificial. se for utilizar bicarbonato ou creme clareador, o ideal é não prolongar o uso além de um mês. abraço!

  • juliana

    *perda da proteção externa*

  • Elaine

    Olá Marisa! Td bem?
    Outro dia cheguei ao seu blog procurando receita de cebola caramelada, e hoje, procurando sobre essas manchas!! Legal q vc colocou as fotinhos, assim, podemos ter mais confiança em fazer.
    Minha pergunta é se podemos usar essa mistura em camisas de cores?

    Parabéns pelo Blog!
    Obrigada!

    Elaine

  • Elaine

    Bom, acabei de ver os coments mais antigos e já tive a resposta! De qquer jeito, obrigada por compartilhar suas experiências coma a gente!
    Abraços!

  • Mario Knorr

    Aê Marisa, impressionante tua dica, mudou minha vida e renovou meu guarda-roupas. Sério, transpiro muito e quase todas as minhas camisetas são manchadas, as escuras então… surreal essa dica, vou guardar pra sempre. Vlw!

  • cidinha

    Obrigada pela dica ,vou tentar depois te digo se deu certo,abraços.

  • Melissa

    Gente, funciona meeeeeesmo!!! Podem fazer! Fiz com Vanish para roupas brancas e usei só em camisas brancas, mas ficaram como novas. Incrível!!! Obrigada por partilhar conosco. Queria saber qual é a tal dica da maizena, que não encontro aqui em lugar nenhum! Por favor, me contem! rs

  • Marisa Ono

    Maizena, Melissa? Ouvi dizer que é bom passar amido ou talco na nuca. Mesmo que suje o colarinho da camisa, a sujeira sairá mais fácil.

  • Melissa

    Oi, Marisa! É sobre a dica da maizena pra tirar mau cheiro. Já fiz a da água fervendo com limão e dá certo, mas é um tanto trabalhoso por ter que ferver água e tal… na última me queimei feio, então procuro outra alternativa. Como é? Dilui 1 colher de maizena pra 5 de água, borrifa o local e depois lavar normalmente? Tem que deixar agir um tempo? Desde já agradeço! Abs.

  • Marisa Ono

    Ah, Melissa, não é maizena, é Maienza. Um produto feito com natto, iogurte e fermento, desenvolvido por um cientista japonês para recuperar rios poluídos e que acabou se mostrando multiuso. Eu comentei sobre ele aqui: http://marisaono.com/delicia/?p=2813

  • Nadya

    Oi queria saber o link da dica do limão com agua!! Muito obrigada por essa dica q vc deu! Eu também sofro com as roupas manchadas!!! Abraços!

  • Fabiane

    Não acreditei que pudesse funcionar, mas resolvi testar com o Vanish Whithe e um milagre se operou. Minhas blusas, velhas e novas, ficaram impecáveis. Obrigada pela dica!

  • Cristiane

    Olha, confesso que duvidei no início, mas a minha camisa predileta ficou novinha ! Muito obrigada !

  • Marisa Ono

    Divulgue, Cristiane. Muita gente não sabe desse recurso para tirar manchas.

  • Lissandra

    Bom dia, a solução não deu certo comigo. Não borbulhou e nem tirou as manchas. Tive o cuidado de procurar um alvejante com o peróxido de hidrogenio. Por favor, se alguem puderr me ajudar agradeço.

  • loreci

    Realmente não funciona com alvejante comun, a mancha desmerece mas não some, somente o ja divulgado V, vou jsexperimentar com esse, obrigada pela dicab

  • Olá Marisa, tudo bem?
    Sou consultora doméstica, testo receitas caseiras de limpeza e passo adiante no meu blog.
    Achei sua dica, testei e quero divulgar.
    Ela é fácil, simples e eficaz.
    Posso passá-la adiante com as devidas referencias?
    Você pode me informar se esse procedimento é ideia sua ou se achou em algum lugar?
    Aguardo seus comentários, se possível por email.
    Desde já agradeço,
    Parabéns pelo trabalho, receitas e pelo blog.
    Bjos
    Lucy MIzael

  • Marisa Ono

    Olá, Lucy. Eu vi a dica de passagem em um programa de tv, provavelmente NHK, mas poderia ser outro canal japonês. Na época não dei tanta atenção. Anos mais tarde, por conta de uma amiga cujos familiares são médicos, lembrei de testar. Como sabia mais ou menos o princípio envolvido, reproduzi sem problemas.

  • Aline

    Olá! tentei fazer com várias peças e não deu certo. O bicarbonato fervia como o da foto, mas as manchas continuaram ali. Será que não dá certo para manchas amareladas de roupas guardadas por muito tempo?

  • Marisa Ono

    Não, Aline, essa dica funciona melhor para manchas provocadas pelo suor e desodorante. Também não vai funcionar para roupas que ficaram manchadas por conta do ferro de passar roupa muito quente. Para roupas guardadas muito tempo, é melhor lavar com sabão e um alvejante. E, dependendo do tecido, talvez não funcione também. Tecidos sintéticos tendem a mudar de cor com o tempo.

  • Thays

    Olá, Marisa! Adorei essa dica de clareamento de camisas amareladas por conta da combinação “desodorante + suor”. Gostaria apenas de esclarecer: o Vanish deve ser líquido ou em pó? Abs, Thays

  • Marisa Ono

    Liquido, né? Porque se for em pó, não vai formar uma pastinha para espalhar sobre a mancha…

  • Mariele

    Sabe será que dá certo eu fazer na minha blusa de escola ?
    Tenho um pouco de medo de fazer e não der certo !!
    Espero que funcione !!
    Beijos!
    OBS:Brigada pela dica Marisa

  • Marisa Ono

    Recomendo testar primeiro em uma blusa que esteja perdida e eu só testei em blusas brancas, não recomendaria em tecido colorido.

  • Giuliana

    Olá, Marisa.. Nem acredito q consegui recuperar blusinhas e camisetas q tinham essas manchas horríveis e só estavam servindo para ser usadas em casa… Q dica sensacional! Obrigada!!!

  • Marisa Ono

    Que bom, Giuliana. Divulgue, de ter muita gente perdendo blusa e camiseta por conta dessas manchas.

  • Bruna

    Geeeeeeeeeeente! Super funciona esse negócio. No começo não botei muita fé, mais é maravilhoso!!!

  • Mariana

    Oi Marisa, eu testei em duas camisas. Na primeira (manchada há mais de 1 ano) não houve nenhuma diferença. Na segunda, que é num tom off white, o que aconteceu foi que a mancha se espalhou um pouco, passei pela segunda vez e no local da aplicação ficou bem branco, mas diferente do tom da peça. Acho que só funciona em peças muito brancas. Você já testou nas coloridas?
    Parabéns pelo blog!

  • Marisa Ono

    Não, não testei com peças coloridas. Pode ocorrer um desbotamento, devido à ação dos alvejantes. Por isso mesmo que coloquei no título “Mancha Amarelada em Camisa Branca”.

  • Gostei muito da sua dica Marisa Ono, eu fiz o teste e deu certo.
    Um Grande Abraço.
    Obrigada

Leave a Reply

  

  

  

You can use these HTML tags

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>