Creative Commons License
Blog Delicia by Marisa Ono
is licensed under a Creative Commons.

Imagem cedida pelo Studio Oz

Alho Negro na Bombay

Pinterest Master

  Pinterest

Doe Com Um Clique

Imprimir Imprimir

Conserva de Pepino

tsukemonopepino

No Japão existem vários tipos diferentes de conserva. Conserva-se vegetais em sal, pasta de soja, pasta fermentada de farelo de arroz, borra de sake, shoyu e ácido. Recentemente a conserva coreana apimentada chamada kimchee passou a ser muito popular. A comunidade japonesa no Brasil também consome muitas conservinhas – ou ao menos, espero que sim. A conserva no farelo de arroz é pouco popular por aqui, por motivos práticos. O Brasil é um país tropical e a pasta fermenta em velocidade astronômica. A temperatura ideal – abaixo de 20 graus – só durante alguns meses em em alguns estados. No resto do ano, a conserva teria que ficar dentro de uma geladeira, disputando espaço com garrafas de água e outros alimentos. Borra de sake, que costumava obter graciosamente em lojas de bebidas, nem pensar. O kimchee exige vários ingredientes.

Por isso achei muito curiosa a receita de conserva de tsukemono na cerveja. Nunca vi nada igual no Japão. Parecido, sim. Alguém teve a genial idéia de substituir a borra de sake por cerveja e conseguiu uma conservinha leve e que dura vários dias na geladeira, sem perder a crocância. Poucos ingredientes, quase nenhum esforço e só se pede um pouco de paciência.

A receita é bem simples:

Pepinos finos, lavados e sem as pontas
Sal
Açúcar
Cerveja.

tsukemonopepino2

Salgue os pepinos. Junte uns quatro de cada vez e role-os sobre uma tábua de carne, fazendo ligeira pressão. O sal vai arranhar levemente a superfície, penetrando melhor. Deixe que descansem durante cerca de 4 horas em temperatura ambiente. Vão suar.
Lave-os. Em um recipiente com tampa, misture cerveja (uma lata de 350 ml para cada dois quilos de pepinos) com sal e açúcar a gosto. Junte os pepinos. Não se preocupe se a solução não cobrir todos eles. Com o tempo, o pepino vai perder água e aumentar a quantidade de líquido, naturalmente.

Deixe curtir alguns dias. Com um dia ainda está com pouquíssimo sal e algum cheiro de cerveja. Mas o sabor vai melhorando com o tempo, assim como o aroma. Dura 2 semanas na geladeira, sem problemas.

Outras conservas na categoria Conservas.

Share This Post

11 comments to Conserva de Pepino

  • catjolie

    Tenho que dizer que quando vi essa receita fiquei interessada, mas minha mãe ficou mais ainda, tanto que tentou fazê-la. Acho que o erro foi ela ter deixado num clima quente, fermentar fora da geladeira. Ficaram meio “cozidos” com uma coloração amarelada e no fim foram para o lixo. Ninguém teve coragem de experimentar. Alguma dica para uma próxima experiência?

  • admin

    Essa conserva deve ser mantida o tempo todo na geladeira. A cor se intensifica, fica verde-esmeralda e lá pelo terceiro ou quarto dia, o aroma de cerveja diminui. Mas fora da geladeira, nem em meses de inverno eu deixo. Sempre sob refrigeração.
    ;-)

  • Olá, Marisa, é um grande prazer conhecer uma expert que não apenas conhece a história gastronômica japonesa, mas nos fornece receitas e dicas preciosas. Vou tentar esse tsukemono com cerveja, e depois, passarei aquí para deixar minhas impressões. Muito obrigada pela dica! LuMa

  • Marisa Ono

    Eu não me considero uma expert. Tudo o que sei é o que sei e tento ser consistente com que comi e com o que se tem disponível.

  • Olá Marisa, já estou de volta para te deixar a impressão do pepino. Já comí ontem à noite e está uma delícia. Não temos pepinos japoneses, e portanto, comprei os comuns, os mais finos possíveis, mas ainda assim, cortei-os pela metade. Restou um leve amargo da cerveja, mas para quem gosta de verduras amargas como eu (jiló, nigauri, etc), isso deu até um toque a mais de característica, para diferenciá-los dos que se fazem com o saquê. Daquí a 15 dias estarei no Brasil, e já fiz até a listinha de tsukemonos que vou trazer de volta. O bom do Brasil é que a Liberdade(rs). Abraços, e muito obrigada de novo, pela receita.

  • lucia seke

    Gostaria de receitas de tsukemono.

  • sergio nozaki

    Marisa Ono, boa noite como se faz aquele nabo amarelo, e que tem um cheiro meio forte, obrigado

  • Marisa Ono

    Vai por mim, Sergio, é algo que dá trabalho e corre o risco de virar uma sopa botulímica no calor brasileiro. É mais seguro comprar pronto.

  • angela maria v ribeiro

    E CRIANÇA PODE COMER; PERGUNTO POR CAUSA DA CERVEJA.

  • Marisa Ono

    Eu sou de uma geração em que criança provava de tudo desde os 4 anos de idade, não ouso dizer se criança pode ou não provar pratos que contenham álcool. Creio que isso deve ficar à critério dos pais.

Leave a Reply

  

  

  

You can use these HTML tags

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>