Hakusai Nimono

Hakusai Nimono

A acelga é consumida praticamente durante todo o ano no Japão, de diversas maneiras: salgadas e escorridas, aferventadas e servidas frias, refogadas, em sopas, cozidas… É uma hortaliça que suporta bem o frio e agora, temos boa oferta delas nas feiras e supermercados. A receita abaixo é um cozido, talvez a tradução melhor seria de ensopado. Não posso dizer que seja uma receita tradicional nem original. Como já disse, a acelga é consumida de diversas formas.

Hakusai Nimono

Carne bovina em tirinhas – usei cerca de 150 gramas

8 folhas de acelga, cortada em 4 no sentido de comprimento e depois, em tiras.

Shoyu a gosto

Açúcar ou mirim a gosto

1/2 xícara de dashi (opcional)

Refogue as tiras de carne com um pouco de óleo, em uma panela, até mudar de cor. Junte as tiras de acelga, o shoyu, mirim ou açúcar e dashi ou água. Não tampe. A acelga soltará bastante caldo. Cozinhe em fogo brando até ficar bem macia. Confira o sal.

Sirva em porções individuais, com um pouco do caldo que se formou.

PS: Poderia usar, ao invés de carne, tofu frito (abura age). Nesse caso, usaria ao menos o dashi feito com alga kombu, para não ficar por demais insosso.

No caso de idosos e pessoas com problemas digestivos, um médico havia me aconselhado a cortar a acelga (e demais vegetais) em tiras transversais às fibras.

Share This Post
Esta entrada foi publicada em Culinária japonesa, Fácil, receita com as tags , , . ligação permanente.

2 Responses to Hakusai Nimono

  1. Danda diz:

    Oi Marisa,
    Acelga sempre me lembra kim chi, que eu adoroo…
    Já tentei fazer mas nunca fica igual ao dos restaurantes coreanos. Você já tentou fazer? Tem alguma receita?
    bjus

  2. admin diz:

    Danda, pelo que provei de Kimchi (kimchee), ele pode variar muito, tanto de restaurante para restaurante quanto fabricante (comprei uns importados para provar). Alguns vão mais alho, outros menos, alguns são mais salgados, apimentados, curtidos… E pelo que andei lendo, existem zilhões de receitas. Um pouco de paciência, o meu próximo post será sobre o kimchi. 🙂

Os comentários estão fechados.