Tonjiru

Tonjiru

É uma receita tão corriqueira que esqueci de comentar. Trata-se de uma sopa substanciosa, quase um ensopado, à base de carne de porco. Na culinária japonea, é um prato único, acompanhado de arroz. Os sabores são fortes e típicos de inverno.

Nem é bem uma receita. Prefiro passar as instruções. Os ingredientes podem variar, conforme o gosto ou disponibilidade. Usamos um pedaço de osso de pernil, com alguma carne, porque gostamos do sabor do tutano de porco. Esse osso é coberto com água e cozido até que a carne se solte dos ossos. A espuma que se forma na superfície é retirada.

Destaca-se a carne dos ossos e ela é picada grosseiramente. Junta-se ao caldo coado e leva-se ao fogo novamente, com os vegetais que preferir. Eu não abro mão da bardana (gobô), cortado em lascas, da cenoura, nabo, konnyaku e batata. Mas pode ser acrescentado repolho, cebola, abóbora… Um pouco de sake impede que a batata se desmanche. Por fim, o caldo é temperado com pasta de soja (miso) à gosto, instantes antes de retirar do fogo.

Share This Post
Esta entrada foi publicada em Culinária japonesa, Prato principal, receita com as tags , , . ligação permanente.

4 Responses to Tonjiru

  1. Andre diz:

    Também gosto muito de tonjiru! Eu fazia sempre lá no Japão, e para ficar perfeito, tem um ingrediente que nao acho para do comprar aqui no Brasil: o Akadashi! Você sabe se existe para comprar aqui no Brasil?

    Aproveito para parabenizar pelo site!

  2. Andre diz:

    Pois é, já rodei uma boa parte da Liberdade, mas nunca vi por lá! Achei que vc saberia! No fim, acabo sempre pedindo para quem vem do Japão!

    • Marisa Ono diz:

      Andre, hoje no Marukai vi akadashi desidratado (!) mas não comprei. Não era tão caro, uns 7 reais o pacotinho mas não sei o quanto renderia…

Os comentários estão fechados.