Duas Saladas

Aproveitando ingredientes da estação.

As batatas continuam boas e baratas. Resolvi fazer essa salada quente de batatas fritas, que é muito simples, fácil e que gosto muito – embora não coma com frequência. Afinal, é batata frita.

Use batatas com ou sem casca. Fica a seu critério. Assim como pode cortar em rodelas, em gomos, cubos. Coloque-as em uma tigela e lave-as com água fria.

Para essas batatas, prefiro usar uma panela grande e bastante óleo. Coloco as batatas em óleo frio. Isso mesmo, óleo frio. Como corto grosso, as batatas vão cozinhar e corar. Não mexa muito, até que comecem a pegar um pouco de cor. Escorra e coloque sobre papel absorvente para retirar o excesso de óleo.

Frito vários dentes de alho bem picado em um pouco de azeite, até dourar. Tiro do fogo, junto sal, vinagre e salsa picada e despejo sobre as batatas, misturando bem. Confira o sal e o vinagre. Sirva imediatamente.

A outra salada é com aspargos. Começaram a despontar aqui na horta, creio que não vai demorar a aparecerem nas feiras também. Eu gosto muito da combinação de aspargos com ovos, seja em uma quiche, omelete ou nesta salada.

Limpe os aspargos. Eu passo um descascador de legumes nos talos, para retirar a pele mais fibrosa. Corte em pedaços regulares e despeje sobre água fervente. Não cozinhe demais. Escorra e mergulhe-os em água gelada. Deixe que esfriem e escorra bem.

Para o molho, cozinhei 2 ovos. Depois de descascados, amassei-os com um garfo. Despejei sobre os aspargos, reguei com azeite, temperei com sal. E só. Irritantemente simples. Gosto dessa salada em temperatura ambiente, mesmo.

Share This Post
Esta entrada foi publicada em receita, Saladas com as tags , , . ligação permanente.