Yakimesni

yakimeshi_1_1

Tenho receio em chamar esse prato de japonês, embora seja popular no Japão (com o nome de Cha-han). Em vários países da Ásia, existem receitas de arroz refogado com vegetais e carne, frango ou camarão. Com pimenta, sem pimenta, com óleo de gergelim ou não. Não existe uma receita de yakimeshi e sim várias. Portanto, não vou dar receita, só uma orientação.

2 porções de arroz cozido, branco (costumo usar sobras de arroz; não é raro eu congelar porções ao longo da semana e usar quando chegar a uma certa quantidade)

1 ovo

Tirinhas de pimentão, cenoura, presunto cozido. Também posso usar camarão miúdo, vieiras pequenas, tiras de carne temperada com shoyu, pimenta vermelha, sake. Cebolinha verde em rodelinhas. Alguns usam também ervilhas aferventadas.

Misturo o arroz com o ovo. O ovo vai cobrir o arroz e formar uma capa. Faço isso para que o arroz não empape.

Refogo carnes e vegetais, sempre cuidando para não cozinhar demais. Cenouras e carne eu frito primeiro, pimentão depois, por exemplo. Acrescento o arroz, misturo e deixo fritar de um lado. Viro e deixo fritar de outro. Tempero com sal, uma colher ou duas de shoyu, óleo de gergelim e cebolinha verde no final.

Para melhores resultados, recomendo o uso de uma frigideira grande, anti-aderente ou uma wok. Não faço muito de cada vez, porque a temperatura vai baixar muito e o arroz, em vez de fritar, vai re-cozinhar, perdendo a textura. É tudo muito rápido e muito simples.

PS: O arroz da foto ficou extra amarelo porque usei ovo caipira, com a gema quase laranja.

Outra receita de Yakimeshi, com alface:

http://marisaono.com/delicia/?p=1565

Outra versão, com arroz cozido e escorrido:

http://marisaono.com/delicia/?p=466

Share This Post
Esta entrada foi publicada em acompanhamento, Cozinha do Desespero, Culinária japonesa, Fácil, receita com as tags , . ligação permanente.

1 Response to Yakimesni

  1. Adriana diz:

    Marisa, descobri seu site em um livro de receitas (de uma culinarista japonesa)qdo xeretava em uma livraria, estou gostando bastante. Aqui em casa costumamos comprar aqueles “preparados” (tipo nagatanien) para misturar com ovo e colocar no arroz, vendidas nos mercados da Liberdade. Então qdo vi essa receita, achei prática para fazer tbém.
    Um abraço,
    Adriana

Os comentários estão fechados.