Frango Tandoori com Shio-koji

Ganhei um mix de temperos para o frango tandoori (Tandoori Masala). Não é tão picante (pelo menos o que ganhei). É uma mistura de cominho, coentro, gengibre, pimenta vermelha, macis, canela… Creio que exista algo assim para comprar. Na falta, creio que essa receita ficará boa também substituindo essa mistura com curry em pó, que é mais fácil de ser encontrado. Claro que aí o nome muda.

Não é uma receita, é só uma orientação. Deixe marinando coxas de frango em uma mistura de shio-koji e tandoori masala. Shio-koji é arroz cozido, contaminado com o Aspergillus Oryzae (chamam isso de arroz maltado, não sei se seria a melhor definição) misturado com sal e deixado para fermentar. Nas primeiras semanas será uma mistura doce, com um aroma delicado. Com o tempo o teor de álcool aumenta e o aroma passa a ser parecido com o sake. É um tempero antigo que eu não conhecia. Talvez porque a família da minha mãe produzia shoyu e miso. Talvez seja uma questão de região. O fato é que conheci pelas mãos da Mari Hirata. Ele é utilizado em marinadas e em conservas. Já comentei sobre ele aqui:

Conserva de hakusai com shio-koji

Costelinha marinada no shio-koji

Fermentados da Mari Hirata

E é só isso. Deixe pegar gosto e asse. Eu usei aquelas churrasqueiras que funcionam na boca do fogão, de alumínio. Para pequenas quantidades, funciona bem e gasta pouco gás. Não é difícil de encontrar em lojas de utilidades domésticas. É só manter o fogo de médio para baixo e virar para dourar de ambos os lados. O frango ficou suculento, com uma cor vermelha bonita e o shio-koji deu uma certa doçura e ajudou a tirar aquele cheirinho do frango de granja.

Fico devendo onde podem encontrar shio-koji. Creio que vi a versão chinesa na Liberdade. Ouvi falar que há quem produza e comercialize. Assim que encontrar publico por aqui.

PS: Pelo que dizem – não conheço a cozinha indiana tanto assim – o frango tandoori é marinado no iogurte.

 

Share This Post
Esta entrada foi publicada em Fácil, Prato principal, receita com as tags , , . ligação permanente.