Abricó do Pará

IMG_5076

O Brasil é um país extraordinário, não? Sempre há algo que não conheço, algo que nunca ouvi falar. Muitos cheiros, muitos sabores. Eu nunca havia ouvido falar do abricó do Pará (Mammea americana L). É um fruto redondo, de casca grossa.  A aparência não é das mais apetitosas, parece uma batata gigante. 

IMG_5077

Descascada, revela uma polpa laranja, de uma cor que, de fato, lembra o damasco. O sabor lembra damasco, pêssego amarelo e manga não muito madura. Não é muito doce. Nesse ponto (suponho que possa ficar mais macia ainda) é firme, com um pouco de mucilagem. É uma fruta excepcional. Tem sabor sem ser excessivamente perfumada. Apesar do tamanho, nem tudo é polpa; as sementes são bem grandes.

Para quem se interessou,  ganhei esta fruta da Antonia Padvaiskas do Empório Poitara. Ela atende pelos telefones: (11) 97310-5024 e (11) 98344-4040 ou no email toni.ginger@gmail.com.

Não encontrei nenhuma receita com ele, não.

Share This Post
Esta entrada foi publicada em curiosidades. ligação permanente.

8 Responses to Abricó do Pará

  1. Alex Ribeiro diz:

    E ainda são tantas outras pouco conhecidas da maioria das pessoas, como o Abil, a Pumpunha, Araça-Boi, Tucumã, o perfumadíssimo Murici, a Bacaba… A Amazônia ainda tem muita coisa para ser descoberta pelos brasileiros.

  2. Maria de Lourdes Araujo diz:

    OLÁ!!!!
    NOSSA KI ABRIC´´O ENORMEEEEEEEEE!!!1
    PODERIA DIZR-ME KI SABOR TEM? DOÇE, ADOCICADO, AZEDO,
    ACIDO? AFINAL USA-SE ESSA MARAVILHA COMO? COMO POSSO ADQUIRIR UM QUAL VALOR????
    FICAREI MUITO GRATA EM TER INFORMAÇÕES DESSA MARAVILHA.
    MUITO GRATA -LOURDES ARAUJO.

    • Marisa Ono diz:

      Onde encontrar eu expliquei no post, Maria de Lourdes. O preço, não sei, ganhei. O sabor é como descrevi, um pouco entre pêssego e manga não muito madura. Não é muito doce, mas é saborosa.

  3. suzy diz:

    Olá querida, gostaria de aprender a fazer o kasuterá. Sempre q.vou à Liberdade compro o pão de ló em saquinhos. Andando por lá descobri q. quem faz é um japonês chamado Su e sua esposa e sua fábrica é no Brás.
    Sou estudante da boa comida e adoro suas pesquisas. Estou à disposição.
    grata, suzy

  4. Valmique diz:

    Tenho um pé de abrico do para em meu quintal a idade dele não sei ao certo porém relatos dos meus ancestrais dão conta que ele deva ter em média 300 anos no mínimo e com certeza é muito alto passa dos 25 metros produz muito muito muito frutos perfeitos minha infância toda foi brincando e me maravilhando a cada safra hoje sofro pois o terreno que temos é herança e terá que ser vendido pois alguns herdeiros querem assim estou tentando ao máximo retardar esse fato inevitável porém sei que ele irá para o chão um grande crime com certeza vão construir um condomínio no local porém eu consegui algumas mudas e já até fiz o plantio desde já obrigado pela atenção. Fale comigo – walmyck@hotmail.com

  5. Charito Peraza diz:

    Bom, eu conhecia esta fruta abricó-do-pará por tres nomes em espanhol que são Mamey de Cartagena, Mamey de Santo Domingos, e Mamey Amarilho existe tambien uma outra especie que tambien em espanhol se chama mamey y a cor de su poupa se assemelha a cor da poupa avermelhada, e em Cuba tem muito e por isso lhe dissemos Mamey Colorado, o Mamey rojo

  6. Margarete diz:

    Abricó é o máximo de fruta !
    Aqui no Maranhão ,temos essa maravilha

Os comentários estão fechados.