Nice falou-me de um prato chinês onde o tofu era coberto com carne moída e tostado na frigideira. Como não sei bem como ele e feito, fiz minha versão, brincando com outro prato chinês feito com tofu e carne moída: o Mabo Tofu.
200 gramas de carne moída (bovina ou suína)
2 colheres de sopa de cebolinha picada
1 colher de chá de suco de gengibre
2 colheres de sake
Sal e pimenta do reino à gosto
1 gema (ou 1/2 ovo)
Amido de milho
1 xícara de caldo de galinha (use o mais suave que puder, sem muitos condimentos ou ervas)
1 colher de sopa de tobanjan (pasta de pimenta chinesa; na falta, use pimenta vermelha misturada a pasta de soja – miso)
1 colher de chá de molho hoisin (se não encontrar, não se preocupe; não use ou use um pouco de shoyu, a receita continuará boa)
Tofu firme, cortado em pedaços com cerca de 2 cm de espessura e pouco maiores que uma peça de dominó.
Misture a carne moída com o sal, pimenta, suco de gengibre, sake e cebolinha. Adicione a gema ou o meio ovo (o problema é o que fazer com a outra metade do ovo).
Coloque os pedaços de tofu sobre a tábua de carne. Polvilhe com amido de milho (fica mais fácil e homogêneo e usar uma peneira pequena). Espalhe a pasta de carne sobre ele.
Aqueça um pouco de óleo. Coloque os bocados de tofu na frigideira, com a carne para baixo. Deixe dourar. Vire com cuidado. Deixe dourar o lado do tofu também.
Misture a pasta de pimenta chinesa e o molho hoisin. Junte 1 colher de sopa (rasa) de amido de milho. Adicione o caldo de galinha. Despeja na frigideira pelas laterais (não derrame sobre o tofu). Cozinhe até engrossar. Se gostar, adicione gotas de óleo de gergelim.
PS: A pasta de pimenta chinesa pode variar de ardor, de fabricante para fabricante. Ajuste conforme seu gosto.