Salada de Macarrão

Salada de Macarrão

Essa salada frequentava o meu obento (marmita) no verão. Fácil, rápida e leve, era a refeição de um prato só.  E, de quebra, servia para limpar a geladeira…

Ferva água e adicione macarrão curto (penne, parafuso, etc). Pouco antes da massa estar pronta, adicione tirinhas finas de cenoura, vagens, aspargos. Se tiver receio de errar o ponto, cozinhe separadamente.

Escorra e mergulhe em uma tigela com água fria. Escorra novamente.

Depois, é só temperar com vinagre, sal, azeite. Eu adicionava ovos cozidos, presunto cru (quando podia) ou cozido, rosbife fatiado, azeitonas, pimentão em tirinhas. Só não colocava vegetais que soltam água, como tomates, por exemplo, ou alface, já que ela murcha com o sal. E para quem já levou um obento para o serviço, sabe como é desastroso ter um líquido escorrendo da caixinha.

Fazia na noite anterior, guardava na geladeira e leveva para o almoço. É bom tanto gelado quanto à temperatura ambiente.

Share This Post
Esta entrada foi publicada em Cozinha do Desespero, Fácil, rápido, receita, Saladas com as tags , . ligação permanente.

5 Responses to Salada de Macarrão

  1. LuMa diz:

    É como vc diz, pra limpar a geladeira. É bom, bonito e barato, perfeito BBB. O bom é que, qto mais tempo passa, mais a massa absorve o tempero de tudo,não é mesmo? Peço perdão por fugir um pouco do tema, mas no Japão há aquelas saladinhas de maionese com penne ou com parafusos, não é mesmo? A propósito delas, sempre achei que eles botam uma pitadinha de wasabi para temperá-lo, estou errada? Ou será pitada de mostarda (de Dijon)? Sempre fiquei intrigada com aquela pitada ‘de alguma coisa’, que transforma a banal saladinha de massas num sabor muito bom. Abraços!

    • Marisa Ono diz:

      LuMa, a salada de macarrão com maionese é muito comum por lá, mesmo. Eu cheguei a ver pacotes de 1 kg, comercializado em lojas atacadistas! Geralmente usam mostarda forte, o karashi, parecido com a mostarda inglesa. Há também uma versão com um pouco de curry. Aliás, uma coisa curiosa sobre a cozinha contemporânea japonesa é a paixão por maionese. Usam em combinações bem estranhas para nós: maionese vai em cima do yakisoba, junto com o kare, misturada com pasta de gergelim em saladas, maionese gratinada…

  2. Cozinha do Desespero é a minha cara!
    Gostei dessa receita prática, rápida, versátil.

    E uma ótima idéia para servir alguma coisa quando chega visita inesperada e não se sabe fazer muita coisa rs…
    Gostosa e rápida, que beleza!
    Obrigado.

  3. Mariana Takagui diz:

    Da para fazer uma mistura de maionese e curry em pó e usar a pasta tipo como patê para comer com torrada ou pão sírio?
    Vc ja experimentou curry da Kitano, eu uso ele pq é o unico q encontrei no supermercado q compro mas nem sei se é o sabor mesmo de curry!

    • Marisa Ono diz:

      Nunca usei o curry da Kitano, Mariana. Tenho uns 5 preparados diferentes aqui em casa e cada um tem características próprias. Alguns são mais aromáticos, outros são menos picantes. É uma questão de gosto. Também não misturei pó de curry com maionese, mas creio que não deve de ficar ruim, não.

Os comentários estão fechados.