Mottainai

IMG_5116

Minha tia trouxe-me um presente. Uma chaleira. Oras, uma chaleira? E velha? Bem, ela tem valor e muito valor. Pertenceu ao irmão da minha mãe. É uma chaleira boa, pesada. Só que em dado momento, a alça quebrou.

IMG_5117

Ele, muito habilidoso, fez um remendo e a alça até ficou melhor. Com esses fios, a alça não esquenta.

Atrás disso está o espírito do “Mottainai”.

“Mottainai” é uma expressão japonesa que significa mais ou menos “Que desperdício!”. É algo que a gente cresce ouvindo, segue a vida ouvindo e falando. Vale para qualquer coisa. Pode ser tempo perdido também. Pode ser coisa nova sendo jogada fora. Pode ser coisa sendo mal-aproveitada.

Como amanhã é o dia mundial da alimentação, gostaria que pensassem um pouco no que é “mottainai” na cozinha. Não se fixem apenas nas panelas que ainda servem para alguma coisa e que vão para o lixo porque ficaram feias.

Pensem na quantidade de alimento que compram. De vez em quando alguma coisa estraga antes de ser consumida? De vez em quando não encontram um pacote na dispensa com alguma coisa com o prazo de validade vencido? É um exercício diário, eu sei. Também sei que não é todo mundo que tem uma composteira em casa. Mas pode controlar o consumo, procurar meios de aproveitar o ingrediente integralmente, enfim, olhar a comida com um pouco mais de atenção e o lixo com mais severidade.

 

Share This Post
Esta entrada foi publicada em cotidiano. ligação permanente.

3 Responses to Mottainai

  1. Diulza Angelica dos Santos diz:

    Adorei muito bom,aqui fala que joga fora ta velho eu digo eu estou ficando velha vai me jogar também.Hoje tudo é desperdiçado.

  2. Cristiane Yumi Suzuki Da Silva diz:

    Na casa dos meus pais, aprendi o conceito do “mottainai” desde muito cedo… meu pai dizia que a gente podia repetir a comida cinco vezes, mas que não fizesse “mottainai”. Casei e acho que se joguei algum alimento fora aqui em casa umas duas vezes, foi muito. Uma boa lição dada por eles!

  3. sandra diz:

    Realmente, me fez re-pensar no conceito. Parece que ficamos tão hipnotizados pelo consumismo que acabamos esquecendo de conceitos tão valiosos. Valeu a dica !

Os comentários estão fechados.