Omuraissu (Omurice)

Juro que pensei que havia publicado essa receita. Lembro de ter feito, mas não encontrei nem foto. Enfim, faço e publico agora.

Essa receita hoje é muito popular no Japão. As crianças adoram. A aparência, os ingredientes (leva ketchup) fazem pensar que é uma receita ocidental. Pois não é. O nome vem de omelette e rice e é uma porção de arroz envolta por uma omelete fina. Dizem que foi criada em 1902 no restaurante Renga-tei em Ginza. No filme Tampopo há uma cena com ele, numa versão um pouco mais elaborada.


Para cada porção, use 1 tigela de arroz (mais ou menos 200 gramas de arroz cozido) e 2 ovos.

60 gramas de frango (levemente temperado com sal e sake e cozido, cortado em cubinhos)

1/4 de cenoura picada em cubinhos, cozida

Um pouco de ervilhas cozidas (embora digam que a receita original não levava ervilhas e sim pimentão verde)

1/2 cebola pequena picada

Manteiga

1 colher de sopa de ketchup

2 colheres de molho de tomate peneirado

Refogue a cebola em um pouco de manteiga, até ficar transparente. Junte o arroz e refogue, para aquecer. Junte o frango, a cenoura e a ervilha, bem escorridos e misture. Tempere com molho de tomate e ketchup. Reserve.

Faça uma omelete fina com 2 ovos, 1 colher de chá de açúcar e uma pitada de sal. Os mais habilidosos colocam o arroz no centro da omelete e enrolam na frigideira mesmo. Se não tiver tanta segurança, tire a omelete da frigideira, coloque sobre um filme plástico, acomode o arroz e, com a ajuda do filme, enrole.

Sirva em um prato com um pouco de ketchup (há quem faça uns desenhos engraçadinhos nele, principalmente para a criançada) e coma com uma colher.

PS: Eu adicionei um pouco de presunto picado e usei soja verde (edamame) no lugar da ervilha, porque era o que eu tinha.

 

 

Share This Post
Esta entrada foi publicada em Culinária japonesa, curiosidades, Prato principal, receita com as tags , , . ligação permanente.

2 Responses to Omuraissu (Omurice)

  1. dilza diz:

    Muito boa ideia para fazer a criançada comer… Mais uma vez obrigada por esta receita.

  2. Jayara Uanda diz:

    Essa receita é muito boa….O meu eu acrescento pimentão verde picado, junto com presunto e ervilha e pessoalmente acho muito bom

Os comentários estão fechados.