Esta torta é a minha favorita e não sei como ainda não publiquei. É delicada, os sabores e texturas combinam muito bem e não é difícil de fazer. Já vou avisando que não é muito doce. Aproveitei umas peras que eram mais firmes (Abatte Fetel). Prefiro comer essa torta à temperatura ambiente.
Descasque e parta ao meio 4 peras. Conforme for descascando, coloque-as em água com suco de limão para que não escureçam. Cozinhe com água, açúcar e um pouco de limão até que fiquem macias. Não dou quantidade de açúcar, fica a seu gosto. Eu prefiro usar pouco açúcar. Deixe esfriar e escorra da calda.
Para a massa:
150 gramas de manteiga amolecida
100 gramas de açúcar de confeiteiro
1 ovo médio
250 gramas de farinha de trigo
Bata o açúcar com a manteiga. Adicione o ovo, bata mais um pouco e adicione a farinha. Misture com uma espátula. Cubra com um filme plástico e leve à geladeira por 2 horas ou mais, até ficar bem firme.
Divida a massa ao meio. Embrulhe uma parte em um filme plástico e guarde. Pode congelar e usar mais tarde.
A outra parte, divida ao meio e abra fino (3 mm de espessura). Fica mais fácil se abrir entre dois pedaços de filme plástico. Forre duas formas para quiche com 16 cm de diâmetro.
Para o recheio:
60 gramas de manteiga amolecida
60 gramas de açúcar
60 gramas de ovo (um ovo grande)
60 gramas de farinha de amêndoa
Gotas de baunilha – se puder, use um bom óleo de baunilha
Bata a manteiga com o açúcar, adicione o ovo, bata mais um pouco, adicione a farinha de amêndoa e a baunilha e misture. Divida entre as duas formas e alise com as costas de uma colher.
Sobre a pasta de amêndoa arrume 4 metades de pera cozida. Leve ao forno médio, pré-aquecido, até que as bordas fiquem bem douradas. Espere esfriar antes de cortar. Para uma aparência perfeita, pincele com geleia de damasco.

Pingback: Torta Suíça de Cerejas « Delícia