E a Maionese?

Ao telefone, meu amigo LP dispara: Marisa, como vamos explicar a maionese na culinária japonesa? Pois é, o japonês contemporâneo ama a maionese. E enquanto muita gente imagina que no Japão o shoyu reina absoluto, por lá usa-se maionese e ketchup em muitos pratos do dia-a-dia. A maionese vai no kare-raisu (curry com arroz), é misturada ao wasabi, mostarda ou outros ingredientes, transformando-se em um molho para saladas. Pode até mesmo ir sobre um peixe ou vegetais e gratinado. A maionese também é misturada a atum em lata ou salmão cozido e vai no recheio do salada-maki, sushi enrolado que costuma também ser recheado com alface, tiras de omelete (tamagoyaki) ou pedaços de kani-kama. E antes que alguém tenha um surto, já aviso que é um prato encontrado com muita frequência em bandejinhas, nas lojas de conveniência.

E, claro, o japonês também consome maionese em sanduíches, acompanhando empanados e até mesmo na cobertura de pizzas.

Claro que a maionese não entra em pratos tradicionais da culinária japonesa. Quando falo em pratos tradicionais, refiro-me a pratos que são executados há décadas e até séculos, geralmente muito bem documentados. Mas a culinária não é algo estático. Muita coisa mudou no mundo todo, após a Segunda Guerra Mundial. Assim como o pão, a maionese foi sendo incorporada aos hábitos japoneses. E, naturalmente, esse ingrediente alienígena está sendo incorporado. Hoje pode ainda parecer estranho, mas daqui 50 anos, talvez, sejam considerados clássicos. Junk food, trash food, baixa gastronomia? Só o tempo dirá. E, apesar de tanto se falar em cozinha fusion, a fusão tem ocorrido há muito tempo. Hoje, ninguém estranha mais as batatas, as pimentas e outros tantos produtos descobertos no Novo Mundo na Terra do Sol Nascente.

A imagem copiei daqui:

https://www.iy-net.jp/nsmarket/commoditydetails.do?shopcd=00231&productId=4901577362309

Share This Post
Esta entrada foi publicada em Culinária japonesa, curiosidades. ligação permanente.

4 Responses to E a Maionese?

  1. Myrna diz:

    Ah, mas essa maionese japonesa é muito boa! Nada a ver com Hellman´s & cia, é suave, adocicada, vai bem com muita coisa mesmo!

    • Marisa Ono diz:

      Sabe, Myrna, eu não sou muito fã de maionese, de maneira geral. Uso em alguns sanduíches e olha lá. A mãe gosta muito de salada de batatas ou macarrão com maionese. Mas conheço gente que coloca maionese em tudo, até em cima do arroz.

  2. Marcelo diz:

    boa tarde,
    gostaria de saber onde posso encontrar para comprar essa maionese japonesa. Moro em Volta Redonda – RJ
    caso conheçam alguma loja, podem me informar.
    Grato

  3. Nick Zahra diz:

    Olá Marisa, boa noite!
    Escrevo este apenas para parabenizá-la pelo excelente conteúdo e pela generosidade em compartilhar seu respeitável e vasto conhecimento!
    Sou grande admirador/apreciador da culinária e cultura nipônica de um modo em geral e, meus amigos orientais brincam dizendo que embora sendo brasileiro, sou mais japonês que muito japonês por aí… Minhas filhinhas adoram sashimi e sushi desde os três aninhos de idade, “felizmente”!
    Ótimos os seus textos, parabéns!
    Sinceramente,
    Nick Zahra

Os comentários estão fechados.