Pão Gourmet

Não, tem menos a ver com gastronomia e mais com a revista Gourmet. O fermento de batata é o mesmo. No entanto, transformei-o em uma massa mãe, que vou alimentando. Como não resisto a mudar uma receita, fiz minhas adaptações. O resultado? Um pão com uma côdea crocante, maravilhosa. A textura era firme e o sabor, um pouco ácido.

Fiz o mesmo pão usando o fermento natural da Hoshino Koubo e o resultado foi completamente diferente; massa e côdea macios e saborosíssimo. Foi uma experiência interessante. Fermentos diferentes resultam em pães distintos. O da foto foi feito com o fermento de batata.

4 xícaras de fermento natural

4 xícaras de farinha de trigo

1 1/2 xícaras de leite

1 colher de chá de bicarbonato de sódio

2 colheres de sobremesa de sal

6 colheres de manteiga ou banha

Misture o leite, o bicarbonato e o sal. Adicione o fermento e a farinha e amasse. Se necessário, junte mais água. A massa deverá ser um tanto quanto pegajosa. Sove por cerca de cinco minutos. A massa ganha uma consistência um pouco mais elástica. Adicione a gordura e amasse mais um pouco. Esticando um pouco de massa entre os dedos, ela não se rasgará com facilidade.

Deixe descansar até dobrar de volume.

Divida em 4 porções e modele bisnagas. Deixe crescer e pincela com uma clara batida. Faça os cortes e leve para assar em forno muito quente. Depois de 10 minutos, abaixe um pouco a temperatura.

Share This Post
Esta entrada foi publicada em curiosidades, massas. ligação permanente.

1 Response to Pão Gourmet

  1. Paloma diz:

    Oi! Estou preparando um fermento natural de batatas para um trabalho da Escola e utilizei sua receita, que é muito interessante e estou adorando fazer o fermento. Agora, preciso de preparar uma receita com o fermento natural de batatas e queria saber se eu posso utilizá-lo na receita de bolo simples de farinha de trigo e quanto tenho que usar. Desde já muito obrigada!

Os comentários estão fechados.