Eu acho quiches gostosas, práticas e rápidas. Durante muito tempo mantive sempre uma massa assada, no congelador, para poder fazer uma torta de última hora. Faço sempre com o que tenho na geladeira, com o que está fresco e bom na feira ou mercado.
Massa
2 xícaras de farinha de trigo
3/4 xic de óleo
1 pitada de sal
1 pitada de fermento em pó
água o suficiente para formar uma massa macia, que possa ser aberta com as mãos
Recheio:
1 maço de espinafre limpo, cozido no vapor, espremido e picado
2 ovos
1/2 a 3/4 de xícara de creme de leite fresco
sal, pimenta
Queijo ralado (que derreta; não me acanho em dizer que uso prato. Quando dá, uso o gruyère)
Para a massa, basta misturar tudo até formar uma massa que seja fácil de abrir com as mãos. Forre uma forma de quiche ou torta baixa. Leve ao forno até corar levemente.
Distribua o esfinafre. Por cima, espalhe queijo ralado no ralo grosso. Bata os ovos com o creme de leite, tempere com sal e pimenta do reino. Despeje esse creme por cima de tudo e leve ao forno, até corar. Cuidado apenas para não assar demais, a quiche tem que ficar suculenta.
Costumo fazer com abobrinha, alho-porró refogado, cogumelos na manteiga, aspargos. As possibilidades são muitas.
Adorei essa receita…bem fácil e prática! Vou fazer daqui a pouco.
[Translate]
Obrigada, David.
Quiches são pratos fáceis e satisfatórios. Com uma salada, viram uma refeição boa (embora um tanto quanto calórica).
[Translate]
Marisa… essa receita eh simples e facil de fazer… comi isso de almoço hj! quiche pra mim foi sempre algo mitico da massa ser dificil e tal… esta desmistificado agora! rs
[Translate]
os quiches para mim sempre foram tidos como dificeis de fazer. eu realmente me surpreendi com a facilidade deste e ficou bem saboro. comi hj no almoço!
[Translate]
Obrigada, Nice.
Antigamente eu deixava umas 3 formas pequenas (para duas porções) com massa pré-assada. Salvava naqueles dias em que eu queria algo bom e rápido. Tirava a massa do congelador, cobria com alguma coisa e forno. Dava tempo de tomar um bom banho e sair de lá com a janta pronta.
Um dia desses vou experimentar com repolho. Há muito tempo li que antigamente, era um prato comum na Áustria (acho). Achei curioso, acho que repolho é tão desprezado…
[Translate]
Ah, para que a massa fique ainda mais seca, costumo pincelar o interior dela, antes de assar, com ovo batido. O ovo dá uma “selada” na massa, não deixando que ela fique molhada, mesmo em contato com o recheio molhado. 😉
[Translate]
Desculpem-me .
Mas tentei fazer por 2 vezes essa receita e a minha massa fica como uma massa de bolo,pronta para ser despejada na forma…E nao ser aberta com as maos como diz a receita.
Nao sei como dar esse ponto.
Afinal qual o ponto certo da massa??
Obrigada
[Translate]
É o ponto que ela forma uma bola, é maleável e pode ser aberta com as pontas dos dedos diretamente na forma. Talvez esteja exagerando na quantidade de água.
[Translate]
Acabei de fazer essa deliciosa receita…com pequenas variações pois coloquei cogumelos Shitake com o espinafre e salpiquei passas! Vamos ver se a turma vai gostar…parece que vai ficar muito bom! Adoro este site! Parabéns!
[Translate]
Olá Marisa, achei sua receita muito prática! Gostaria de saber mais detalhes sobre o congelamento da massa ao qual vc. se refere no início da receita porque achei a ideia genial. vc. pode me ajudar? Desde já muito grata.
[Translate]
Mara, congele a massa já assada,mas sem corar muito. Eu congelo com a forma mesmo, espero esfriar, em papel alumínio e levo ao congelador. Quando preciso fazer uma quiche de última hora, retiro do congelador, coloco o recheio e asso, sem ser necessário descongelar.
[Translate]
Que ma-ra-vi-lha!!! Era atrás dessa praticidade que eu estava, Marisa. Super obrigada!
[Translate]
Tentei fazer mas não deu certo. O óleo não seria 1/4 de xic ?
[Translate]
Não, é 3/4 de xícara de óleo. Também funciona com 1/2 xícara de óleo e 1/4 de xícara de leite ou água. Depende um pouco da farinha também. Já errei muita receita por conta da farinha.
[Translate]