Matcha Kakigori

Nem vou dizer que está fazendo muito calor, todo mundo sabe disso. Mas calor me lembra raspadinha (kakigori). No Japão, durante o verão, encontramos gelo raspado servido com xaropes coloridos em todos os cantos. Aparecem da noite para o dia, junto com os sinos de vento (furin) e as cigarras. Este ano não resisti. Ontem estive na Liberdade e comprei uma máquina de raspar gelo.

É um equipamento bem simples. Vem com 3 tigelas para congelar água, do tamanho certo para caber dentro da raspadeira. Uma lâmina afiada faz o trabalho enquanto que o gelo gira lá dentro impulsionado pela manivela. Não é elétrica, não, é trabalho braçal.

Funciona com cubos de gelo também, mas o resultado não é tão fino como este. Ficam pedacinhos de gelo quebrado dentro. A máquina me custou R$79,00 na Galvão Bueno, não me lembro o nome da loja, mas fica na esquina da Américo de Campos. Cada pote de gelo rende umas duas porções generosas de raspadinha.

Depois é só despejar um pouco de xarope (groselha ou outro) e se divertir. No caso, polvilhei um pouco de matcha e leite condensado. Sim, combina. Aliás, fica ótimo. Matcha tem no Marukai e na loja Made in Japan (que fica na Brigadeiro, em uma galeria) em latinhas. E no Teakettle (Chácara Santo Antonio).

E também dá para fazer raspadinha diet. É só pegar um desses preparados para refresco diet e diluir em um pouco de água e usar no lugar do xarope.

E por fim, raspadinha é mais fácil de fazer que o sorvete, tem menos calorias, pode ser divertido brincar com combinações de sabores e é muito gelada. E eu até hoje não entendi porque no Brasil não há tantos lugares que vendam raspadinha no verão.

 

Share This Post
Esta entrada foi publicada em Compras, Doces. ligação permanente.

13 Responses to Matcha Kakigori

  1. dilza diz:

    O Marisa, manda amarca desta maquina, vou ver se acho na net pra compar, pois aqui neste fim de mundo não acha .. Eu ja tinha OUVIDO falar,mas na região aqui não encontro ,, e reaLmente tem poucos lugares que vendem raspadinha, aqui na minha cidade só vi uma senhora , mas acho que ela se aposentou kkk

  2. Inessa diz:

    Oi Marisa,
    Essa maquina é muito grande?
    Precisa de muita força pra moer o gelo?
    Realmente nao tem muitos lugares de raspadinha aqui em SP mesmo, ontem mesmo fiquei buscando no Google pra ver se achava, mas não tive muito sucesso…uma pena.
    obrigada

    • Marisa Ono diz:

      Não é grande, não. Tem uns 30 cm de lado e um pouco mais que isso de altura. Cada pote de gelo rende umas 2 raspadinhas. E não precisa de muita força, não. Aliás, acabei de constatar que é melhor girar a manivela devagar do que depressa.

  3. Sandra Ferreira diz:

    Mariiiiiiisa! Uau, moro no Rio de Janeiro. Cara, aqui não tem essa máquina não. Tá fazendo um calor tão louco aqui (sensação térmica: 50 graus – Zona Oeste do Rio), que ao ver essa sua postagem, peguei umas pedrocas de gelo e triturei no liquidificador mesmo e sapequei Tang sabor Pera por cima. FICOU HORRIVEL mas, matou a vontade. kkkkkkk. Essa máquina tá perfeita aqui pro Rio menina! Bjs

    • Marisa Ono diz:

      Ahahahahahaha, Sandra. Fiz xarope de framboesa, ficou legal. A criançada prefere groselha e leite condensado. E eu sei como o calor do Rio pode ser cruel, morei no Catumbi e na Ilha até 1974…
      Pois é, Christopher. Tem tudo a ver com o verão (que no Brasil pode ser o ano todo), é barato, refrescante e sem gordura, opção mais que ótima. Raspadinha existia na minha infância, em frente do colégio. O raspador para gelo em barra que se usava naquela época (década de 70, imagine) ainda existe, de alumínio:
      http://www.preciolandia.com/br/raspador-de-gelo-para-raspadinha-sorvete-8tt98g-a.html

  4. christopher diz:

    Até se encontra máquinas profissionais de raspadinha mas eu também nunca entendi por que não tem uma em cada esquina aqui no rio de janeiro.
    Tem gente que confunde com frozen

  5. christopher diz:

    hahaha, na minha época de criança, na década de 70, era essa ferramenta que o senhorzinho usava no carrinho de madeira com as garrafas coloridas de boca para baixo.
    Ele servia em cones de papel, dava impressão quer era cone feito com papel sulfite.
    Era bom e divertido mas o gelo fica MUITO GROSSO, kakigori é muito melhor. Deve ter muito brasileiro que nem conhece a textura.
    Tem sites chineses que vendem essa maquininha por uns 20U$ e mandam com frete gratis, o ruim é que demora.

  6. Jayara Uanda diz:

    também quero uma máquina dessa…eu amo raspadinha, quando eu era criança eu comprava naqueles tios que vendiam ali pela 25 de março, mas depois que descobri a da Liberdade só como lá, da ultima vez eu juntei uma com xarope de uva e limão com leite condensado e ficou realmente bom

  7. Maria diz:

    Olá queto muito comprar II ma máquina de kakigori..raspadinha profissional mas a manivela para que eu possa usar onde não tel eletricidade tipo geiras parques igual a fo Japão gax tempo qur estou procurando, mas só encontro na verdade triturador de gelo e eletrico. Será q na liberdade tem? Sou de Foz do Iguacu. Obrigada.

    • Marisa Ono diz:

      Maria, nunca vi máquina de raspadinha profissional à manivela. Não sei se tem na Liberdade. E, para terminar, este é um blog sobre comida. Se está procurando equipamentos, tente o Google, o Mercado Livre, etc.

  8. Bárbara rocha diz:

    Marisa, onde encontro esses xaropes para vender, em SP?

Os comentários estão fechados.