Panela Para Cozinhar Arroz de 2.690 Reais

Pois é. Existe. No caso, um dos modelos da série “Kiwame Taki” (極め炊き) que seria mais ou menos “a última palavra em cozimento de arroz” (tradução completamente livre de minha parte). E é o mais barato dessa série, a mais cara custa 3.180 reais.

E o que essa belezinha faz? Cozinha arroz. Cozinha arroz branco, integral e o glutinoso (mochigome). Não pica, descasca, não lava louça, nada disso. A função dela é cozinhar goham. E qual a diferença dessa para outro modelo bem mais barato? Prometem um goham perfeito.

Vi um programa de tv a respeito dessa panela elétrica e sobre o projeto. Pesquisaram, foram ver como profissionais conhecidos por preparar um goham muito bom fazem e especialistas provaram arroz cozido aos montes, enquanto engenheiros tomavam medidas de tamanho das panelas, temperatura do cozimento e outros tantos dados. E chegaram (no caso dessa empresa) que panela de ferro é que faz arroz gostoso. E mais baixa que alta. E com boca grande.

É um eletrodoméstico caro, mesmo para o japonês. Para terem ideia, isso é o que alguns ganham de salário (bem, a maioria recebe um pouco mais). Era o que eu gastava em quase 3 meses de aluguel. Ou o valor que paguei pela minha moto, que não era nova, mas estava bem pouco usada.

Com isso, entenderam o valor do arroz cozido para o japonês? É só arroz cozido em água, sem sal, sem nada. E aí que está a dificuldade. Quanto mais simples, mais difícil é ser perfeito.

Para quem quiser ver a belezinha, está na página da Zojirushi:

http://www.zojirushi.co.jp/corp/news/2012/120703/NPST.html

E também existem modelos nessa faixa de preço, prometendo a mesma coisa, da Hitachi e da Toshiba.

http://www.hitachi.co.jp/New/cnews/month/2012/06/0625.html

https://www.toshiba.co.jp/tha/about/press/120705.htm

 

Share This Post
Esta entrada foi publicada em Culinária japonesa, curiosidades. ligação permanente.

8 Responses to Panela Para Cozinhar Arroz de 2.690 Reais

  1. Diulza Angelica dos Santos diz:

    Marisa eu ñ tenho mais a minha estragou tb era bem velhinha depois vi um sr na Liberdade que conserta tinha umas para vender e olha era muito caras usadas.agora estou quebrando galho com brasileira mais vou comprar uma.pedi p/trazer a maquina de pão da panasonic dos USA ñ esta muito cara lá,se esta panela faz cozinhar o arroz perfeito é muito bom pois eu estou engatinhando no gohambjs.

    • Marisa Ono diz:

      Pois é, eu também assustei com os preços das panelas de arroz importadas. Algumas passam dos mil reais, Diulza. Máquina de pão da Panasonic ou outra empresa japonesa, então, nem pensar. Se não me engano, vi uma por R$1.400,00, não estou em condições de pagar tudo isso, não.
      A panela pode até cozinhar um bom arroz, mas também depende do arroz. Eu andei provando umas marcas que me deixaram bem insatisfeitas, viu. E o arroz californiano é tão caro!

  2. Cassia diz:

    Oi Marisa! Sei bem como é difícil, rs… Sempre só comi e fiz gohan em casa. Agora tenho um novo entusiasta, me casei com um ítalo-portugues que trocou o macarrão à bolonhesa por qq sobá/udon/harussame/somem e que se recusa a comer abura gohan, só shiro. Só que detalhe, fica especialmente feliz quando faço na panela de arroz (tenho uma japonesa, antiga, herança da mãe) e tenho tempo de deixá-lo pelo menos 30 min de molho, antes de ligar. E você, como faz seu gohan? Estou curiosa! =)

    • Marisa Ono diz:

      Quando não estou com pressa, deixo o arroz de molho. Mas o fato é que não é raro eu perder a hora, esquecer e ter que cozinhar direto. Estava consumindo uma marca de arroz que estava até indo bem mas da última vez, credo, mudou! Enfim, tem muita coisa. Uma coisa que tomo muito cuidado é não esfregar demais o arroz. Força demais pode quebrar os grãos, comprometendo o resultado.

  3. christopher diz:

    Realmente essa panela é muito cara e tem muita gente que compra.
    Mas caro mesmo é a panela que encontramos aqui, as “nacionais”, vendem um produto com a tecnologia que era vendido no Japão na década de 60/70 e fazem uma propaganda como se fosse um produto de ultima geração. E olha que há pouquíssimo tempo atrás elas estavam BEM mais caras, graças à concorrência, os preços abaixaram bastante.

    A que você postou é cara mas essa do link abaixo,(apesar de provavelmente também ser fabricada na china), com toda tecnologia atual, da SHARP, por menos de R$150,00(lá no japão), tá gostoso, não acha? É para 5.5 copos.
    http://image.rakuten.co.jp/smile88/cabinet/product/pro/p_a075/a07577_01.jpg

    essa da toshiba pra 5.5 copos sai por menos ainda
    http://thumbnail.image.rakuten.co.jp/@0_mall/kimuraya/cabinet/4904550922972.jpg

  4. christopher diz:

    Claro, porém, voltadas para o mercado japonês é quase certo que o controle de qualidade é um pouquinho melhor do que as voltadas para o NOSSO mercado, e tem a questão da marca querer preservar o nome não colocando porcarias pra vender.
    Fui ver a ZOJIRUSHI que está em casa há mais de 6 anos e é made in japan!! apostava que seria chinesa ou feita em qualquer outro país. A próxima provavelmente não será. Tenho uma amigo que tem restaurante e diz que as “nacionais” não duram 5 meses usando todos os dias 1x por dia. Nossa zojirushi está sendo usada no mínimo 300 dias por ano e já dura mais de 6 anos. Por falar em quebrar, minha esposa não entende porque os eletrodomésticos quebram tanto aqui no Brasil, principalmente a máquina de lavar roupas.

    • Marisa Ono diz:

      Uns culpam a obsolência programada, ou seja, os produtos são projetados para durar pouco tempo mesmo. Outro fato é que muita coisa é feita na China e só é montada (uns dizem que nem isso, só colocam o selo da empresa mesmo) aqui. A dificuldade é que quando dá algum problema, não existe peça de reposição, vira lixo. Ou seja, os itens antes chamados de “bens duráveis” andam durando cada vez menos. Além do preço disso tudo, gera muito lixo, o que é também é um problema.

Os comentários estão fechados.