Já publiquei algumas receitas de quiche. Elas estão aqui:
Quiche de Portobelo e Alho Negro
Quiche Sem Massa Limpa Geladeira
Publiquei a foto no Facebook e pediram para que publicasse a receita deste. Os alhos porro de casa estão bonitos e resolvi aproveitar. Na feira estão entre 1,50 a 2 reais cada um. Fiz essas quiches com massa bem fina, renderam 3 (uma com 22 cm de diâmetro e outras duas com cerca de 16 cm de diâmetro). Fiz a mais para congelar e poder comer em um dia em que esteja com muita pressa.
Para a massa:
300 gramas de farinha de trigo
150 gramas de manteiga sem sal
2 ovos
Sal à gosto
1 gema, para pincelar
Para o recheio:
3 a 4 alhos porro, somente a parte clara e macia, cortados em rodelas
100 a 150 gramas de queijo (quando o orçamento dá, uso gruyere; prato ou reino também servem)
3 ovos (usei ovos caipiras porque é o que tenho por aqui)
3/4 xícara de creme de leite fresco
Sal e pimenta do reino
Bata no processador a manteiga gelada com a farinha, até formar uma farofa. Adicione os ovos e o sal e processe até a massa embolar.
Divida a massa em porções e abra entre duas folhas de filme plástico. Prefiro a massa fina. Forre com essa massa 1 forma de 22 cm de diâmetro e 2 formas de 16 cm (ou faça meia receita e use em uma forma de 22 cm).
Pincele a parte interna da quiche com gema batida. Ela vai ajudar a impermeabilizar um pouco a massa e ela ficará mais crocante, mesmo depois de recheada.
Leve ao forno até começar a dourar.
Enquanto isso, refogue o alho porro com um pouco de óleo e sal até murchar.
Bata os ovos com o creme de leite, tempere com sal e pimenta do reino.
Espalhe um pouco do alho porro no fundo de cada crosta assada. Distribua o queijo ralado grosso e o creme de ovos e queijo. Prefiro não usar muito recheio, acho que fica desequilibrado. Mas isso é uma questão de gosto. Se quiser usar mais recheio, faça mais.
Leve ao forno até o creme dourar. Sirva morno. Dependendo do forno, talvez seja necessário colocar uma placa embaixo, para que a massa não queime.
Congelo dentro da forma mesmo, bem embrulhado com um filme plástico. Costumo consumir em 2 semanas. Aqueço no forno antes de servir. Dependendo do dia, pode ser uma refeição, se acompanhada por uma salada, por exemplo.
Marisa bom dia,fico revoltado quando falas do preço do legumes e verduras ai, são baratos aqui tudo muito caro.eu gosto de alho-porro uso sempre até de tempero.
[Translate]
Os preços são do Varejão do Ceagesp, Diulza. Para ser sincera, acho até barato. Alho Porro leva 6 meses para ser colhido, é muito tempo.
[Translate]
Marisa, obrigada pelo carinho e atenção.
[Translate]
Muito apetitoso gosto muito de cozinhar com alho poro deve ficar uma delícia
[Translate]