Pão de Cenoura

pão de cenoura

Para o Sandro Marques.

Não gosto de cenoura. Como mas não é algo que eu queira ter no prato toda semana. Por isso mesmo fico procurando diferentes maneiras de comê-las. Talvez encontre uma que eu goste. Este pão ficou bem macio, com uma cor bonita e não tinha tanto gosto de cenoura. Assado na forma, fica bom para sanduíches. Uma receita rendeu 2 pães de forma grandes e uma assadeira cheia de pães redondos.

CIMG0094

500 gramas de cenouras limpas e picadas em pedaços regulares

2 1/2 xícara de água (utilizei a água do cozimento das cenouras)

4 colheres de sopa de açúcar

1/2 xícara de leite em pó

100 gramas de manteiga

3 colheres de sopa de fermento biológico seco ou 3 tabletes

3 ovos

Farinha de trigo

1 colher de sopa de sal

Cozinhe as cenouras até que fiquem bem macias. Escorra e meça a água que sobrou. Use 2 1/2 xícaras de água, se faltar, complete com água fria.

Processe as cenouras com a água e o leite em pó no processador de alimentos ou liquidificador. Despeje em uma tigela bem grande. Espere amornar.

Adicione a manteiga e o açúcar e misture. Junte os ovos, o fermento e vá misturando.

Adicione farinha o suficiente para formar uma massa bem macia, mas que não gruda muito nas mãos.

Adicione o sal, polvilhando por toda a massa.

Sove por uns 10 minutos. Adicione farinha se a massa ficar pegajosa demais.

Deixe descansar, coberta, até dobrar de volume.

Separe duas porções de 800 gramas de massa e abra cada pedaço em um retângulo. Enrole como um rocambole e coloque dentro de uma forma para pão de forma, untada com manteiga. Deixe crescer.

Com a massa restante, faça bolinhas e coloque em uma assadeira redonda, também untanda. Também deixe que cresçam bem antes de pincelar com gema de ovo e assar em forno bem quente, até dourar.

A massa que está na forma de pão deve crescer até atingir a borda. Tampe e deixe crescer mais uns 10 a 15 minutos antes de levar ao forno aquecido bem quente. Depois de 10 minutos, abaixe um pouco a temperatura e asse até dourar bem.

O pão de forma congela bem, divida em porções e embale com filme plástico. Mas não deixe por muito tempo no congelador, consuma em 2 semanas.

 

 

 

Share This Post
Esta entrada foi publicada em massas, receita com as tags , . ligação permanente.