Ontem dona M estava assistindo a um programa de TV e viu uma celebridade comendo coconut macaroons. Não são nada parecidos com os macarons franceses. Estão mais para as nossas “cocadas alemãs” que se encontram em padarias e para as queijadinhas.
Esta versão é bem menos doce, não vai gemas e o cream cheese entra para deixar a cocada com um leve sabor de queijo, mais úmido e sem a necessidade de levar muito açúcar. Usei coco ralado em flocos SEM AÇÚCAR. É importante que não seja adoçado, porque os grãos de açúcar do coco adoçado vão formar pintas escuras na cocada em vez desta crosta uniforme e dourada. Eu compro em um cerealista, a granel, e é muito mais barato que os saquinhos comprados no supermercado. Da próxima vez vou experimentar com coco ralado fino.
Para 20 cocadas do tamanho de uma bola de pingue-pongue:
400 gramas de coco ralado em flocos, não adoçado 3/4 xícara de açúcar 150 ml de água 2 colheres de glucose ou Karo 75 gramas de cream cheese 2 claras Essência de baunilha à gosto Leve ao fogo o açúcar, a glucose e a água e mexa até que o açúcar dissolva. Retire do fogo e despeje sobre o coco ralado. Adicione o cream cheese, as claras e a baunilha e misture bem. Eu prefiri sovar com a mão. Forme bolinhas, coloque em uma assadeira untada ou forrada com papel impermeável Leve ao forno pré-aquecido, 180°C, até dourar bem. Guarde em pote bem fechado.