Goma-dofu

gomadofu

Apesar do nome, o tofu de gergelim não leva soja. Ele é feito com kuzu (ou kudzu), um amido feito de uma planta de mesmo nome. Mesmo no Japão, é um produto caro. Não sei se encontraria para comprar na Liberdade.

kudzu

Esta versão é com kuzu. Como sei que é difícil obte-lo, prometo que em breve apresentarei uma versão adaptada, com ingredientes mais acessíveis. Fica o registro, como informação e curiosidade.

40 gramas de gergelim branco

500 ml de água

50 gramas de kuzu

1 pitada de sal

Açúcar à gosto (cerca de 2 colheres de chá serão suficientes)

Toste ligeiramente o gergelim em uma frigideira seca, sem óleo, mexendo constantemente. O gergelim queima com rapidez, portanto, é preciso ficar atento.

Bata o gergelim no liquidificador com um pouco de água, até formar uma pasta lisa. Passe por uma peneira fina. Lave a massa com um pouco de água e esprema bem. Complete o líquido coado com o restante de água, até completar 1/2 litro.

Misture o líquido obtido com o kuzu, sal e açúcar. Leve ao fogo, mexendo até engrossar. O creme obtido será liso, aveludado.

Normalmente, o goma-dofu é enformado em um molde quadrado. Mas, na falta dele, pode ser despejado em formas redondas.

Leve à geladeira até esfriar. Sirva frio, com shoyu ou calda de caramelo ou melado, como uma sobremesa.

PS: Esta versão é mais leve, mas já provei outras com sabor mais intenso. Se preferir, use pasta de gergelim no lugar do gergelim torrado. Use a quantidade que preferir. Há quem faça com gergelim preto. A diferença fica por conta da cor escura.

Share This Post
Esta entrada foi publicada em Culinária japonesa, curiosidades, Doces, Entrada, Fácil, produtos., rápido, receita com as tags . ligação permanente.