Pão da Semana: Hoshi-budou no Shokupan (Pão de Forma com Passas)

Há algum tempo pediram-me uma versão do Shoku Pan (Pão de Forma à Japonesa) com farinha de trigo integral. Na época estava sem batedeira ou panificadora doméstica. Para esse pão recomendo muito o uso de um dos dois, é um pão que fica melhor com a massa bem trabalhada.

E repararam que não chamei o pão de “Pão de farinha integral”? Pois é, vai pouca farinha integral, para que continue macio, úmido, características do pão que comi por lá.

O pão não leva mais açúcar que o pão de forma branco de lá. As passas por si só conferem uma doçura sutil. É um pão muito bom para o café-da-manhã, gostoso com manteiga ou queijos com pouca gordura.

E o formato do pão é redondo porque usei uma forma cilíndrica. Mas pode ser feita em uma forma de pão com tampa, ou sem tampa.

A receita é a mesma que a do Shoku Pan, que publiquei há um bom tempo:

http://marisaono.com/delicia/?p=666 (4 anos!) só que substituí 80 gramas de farinha de trigo por farinha integral. A massa deve ser bem trabalhada para que fique elástica, como na foto acima. Ela estica sem se rasgar até quase ficar transparente.

A massa é um pouco pegajosa, sim, mas não chega a grudar na mão, não.

Depois de fermentada, adicione cerca de 120 gramas de passas sem sementes à massa. Enrole e coloque em uma forma para pão untada, deixe crescer novamente e asse. Os 10 primeiros minutos asso em forno bem quente, depois abaixo um pouco, até dourar bem. Retiro da forma para esfriar (dentro da forma o vapor condensa e o pão fica molhado).

 

 

 

 

 

Share This Post
Esta entrada foi publicada em Culinária japonesa, massas, receita com as tags , . ligação permanente.