Gyu Suji (Tendão de Boi)

Quando morava no Japão, de vez em quando eu via bandejas com aparas de carne, tendões. Não era comida para cachorro, não, era para gente. Depois fui ver que poderia comer tendões cozidos em um izakaya, por exemplo. E que ele entrava também em alguns odens.

Aqui no Brasil não encontro essas aparas no supermercado. Tenho que pedir no açougue. E rezar para que tenha algo bom. É quase como uma loteria. Vou, peço aparas para a comida dos totós e, de vez em quando, encontro uns nacos bons e frescos para cozinhar. Se eu disesse que quero aparas e tendões para eu comer, creio que o açougueiro iria rir ou me achar estranha. Não creio que exista o hábito no Brasil.

Bem, tendo em mãos os tendões (não os nervos, que são de outro tecido, fibroso) com ou sem umas aparinhas de carne, levo ao fogo na panela de pressão com água e um pouco de vinagre (1/2 a 1 colher de sopa), até ficar bem macio. Depois corto em bocados, espeto se for para um oden ou cozinho com shoyu, sake e mirim. Pode ser acompanhado com nabos cozidos e um pouco de mostarda forte (karashi). É gelatinoso, lembrando o mocotó e quase sem gordura. Bem, quanto ao gosto, creio que é hábito adquirido…

Share This Post
Esta entrada foi publicada em carnes., Culinária japonesa, receita com as tags . ligação permanente.

26 Responses to Gyu Suji (Tendão de Boi)

  1. Clarice diz:

    Eu entro nesse blog e começo a salivar!!! Vou desidratar desse jeito! Esse tendao parece fantastico!

  2. Stella diz:

    Nossa, aqui em casa tbm fazemos direto…. adoramos!!!
    Mas confesso que não é um costume normal daki nao…
    rsrsrsrsrs

  3. antonio pires correia diz:

    marisa,

    aqui em morungaba chamamos isso de garrão, peço ao açougueiro para guardar e o faço como mocotó.
    restos e aponeuroses aqui vendem como retalho que, após limpeza vira um caldo extremamente proteico, saboroso e forte.
    a propósito, como se prepara no japão?

    parabéns pelo blog e obrigado pelas dicas

    antonio

    • Marisa Ono diz:

      Em Nagoya é comum cozinha-los em fogo brando, até ficar muito macio e servi-lo com um molho à base de pasta de soja vermelha, de sabor bem pronunciado. Há quem cozinhe com shoyu. Muitos nem se dão ao trabalho de fazer em casa, vão a um izakaya (imagine um bar com muita comida boa em porções pequenas, mas não servem arroz).
      Engraçado, Antonio. Muita gente pensa que é gorduroso porque é forte, pesado, quando na verdade não tem gordura alguma…

  4. antonio pires correia diz:

    costumo também colocar bucho de boi e a pele do mocotó, cozinho por horas no fogão à lenha com fogo brando com temperos frescos.
    congelo-os e me farto por bom tempo…

  5. lucia diz:

    Ola Marisa moro no Japao. A pergunta que quero fazer nada tem a ver com Suji mas sim, queria saber se aqui tem carne de soja se tem como chama. Muito Obrigada

    • Marisa Ono diz:

      Lucia, sabe que não me lembro de ter visto carne de soja? Vi carne de gluten, entalatada, mas mesmo assim não era fácil de encontrar, não.

  6. Moacyr Bastos diz:

    Comprei hoje, pela vez primeira, uma bandejinha de “tendão bovino”(por sinal muito barato) para experimentar.
    Constuma-se aqui em Pernambuco preparar OSSO DO PATINHO COM FEIJÃO PRETO.Será que posso mandar preparar o “tendão” da mesma forma?

    • Marisa Ono diz:

      Nunca ouvi falar do osso do patinho. Por aqui, quando se consegue ossos ou tendões vem tudo misturado e vendido como comida para cachorro (a Vigilância Sanitária anda proibindo a comercialização para consumo humano). Mas é só cozinhar até ficar bem macio mas sem derreter.

  7. jarlete taba diz:

    sou sansei trabalha em uma empresa (frigorifico de boi)uma pessoa que trabalha no controle de qualidade me perguntou para que os japones querem bucho mas nao grande somente pequenos se e para consumo eles exportao muito para china e japao

    • Marisa Ono diz:

      Sim, os japoneses consomem vísceras (tanto de boi quanto de porco). Não é muito comum mas, nos últimos anos, o consumo dessas partes têm aumentado no Japão, por conta do preço e por conta dos nutrientes e do colágeno.

  8. jarlete taba diz:

    agradeço desde ja´ gostaria que voce mandasse receita de viceras obrigada

  9. beth diz:

    oi Marisa estou em Nagoya,comi pela primeira vez tendao no restaurante chines,gostoi do sabor,porem eles cozinham bem pouco e por isso fica duro,eu comprei na loja brasileira e faco so para mim,gostaria de saber que pasta e essa ?????

  10. Beth diz:

    oi Mariza,me enganei a respeito má pasta rsrsrs,fiz tendão hoje fica uma delícia cozido com pepino japonês.

  11. Cleverson diz:

    Vc pode compra o retalho de mignon vem uns tendões muitos bons

  12. Loudre diz:

    Ola!!!
    Aqui em Salvador/BA encontrei em um restaurante pequeno e me apaixonei!! Porem ele fechou !!
    Tentei fazer em casa mas nao ficou muito bom, qual tempo certo aproximadamente para deixar no fogo?
    E é ruim mesmo de encontrar.

  13. Arlindo diz:

    Compro sempre no meu açougueiro de confiança. Aqui no sul o tendão é chamado de Pistola. Depois de fervido na penela de pressão com alho e sal, por uma hora, fica uma delícia. Se deixar esfriar é possível comer de garfo pois é uma gelatina. Costumo fazer sopas com o caldo de Pistola e muitas verduras.

  14. Beto Casarini diz:

    Hoje consegui 5 garrões, amanhã sai uma salada de feijão com os ditos…gostei de suas dicas…abração.

  15. Paulo ribaski diz:

    eu sou açougueiro..a muitos anos apesar de ser bem novo ..aqui na minha região chamamos isso de tendão..realmente não tem gordura e da pra fazer alguns pratos afrodisíacos com ele fica delicioso

  16. maria diz:

    Adoro Tendao feito como caldo coloco farinha de mandioca Hummmmm delicioso .Pura gelatina !!!

  17. Zero Bala diz:

    Oi Marisa,moro no interior de Minas Gerais, aqui em meu local de serviço é muito comum uma “reunião”de amigos a tomar caldo de mandioca com tendão do garrão e bebermos aquela cachacinha mineira, é tudo de bom.

  18. Lilian Rodrigues de Carvalho diz:

    Quando criança até me casar, comia em casa de minha madrinha sopa de osso uma vez por semana. Ela pedia ao açougueiro o do pescoço e da perna. Aquilo cozinhava o dia inteiro até a hora de ela preparar a sopa. Era uma delícia! Depois que casei, na família de meu marido, falar em comprar osso para fazer sopa era sinal de pobreza. Diziam: “O que vão pensar?” A minha madrinha vinha de família italiana, pessoas que aproveitavam tudo o que tinham. Agora, meu marido já aceita a sopa de osso e o caldo de carne, osso e tendões que eu faço. Mas não foi fácil convencê-lo de é mais saudável que a carne pura.

Os comentários estão fechados.