Esse flan ficou com uma cor bem amarela porque usei ovos caipiras. Se forem ovos de granja, comuns, irão ficar muito mais claros. Reduzi calorias usando 2 claras no lugar de 2 ovos. E lembre-se: doces feitos com adoçante duram menos, mesmo na geladeira. Isso porque o açúcar é um bom conservante. Então, não guarde por muito tempo e acostume-se a fazer porções pequenas.
Para a geléia de damasco, coloquei 100 gramas de damascos em uma panela com água. Fervi até que ficassem macios. Bati tudo no liquidificador – não muito, ficaram uns pedacinhos bem pequenos – e voltei ao fogo, cozinhando até que se tornasse um creme espesso, mas não uma pasta. Adocei com adoçante líquido, algumas gotas de cada vez. O adoçante satura logo e tende a amargar se usado em demasia. E o aspartame não é o mais indicado para preparados quentes. Deixei esfriar.
Para o flan, usei 2 claras, 2 ovos inteiros, 500 ml de leite e um pouco de baunilha. Se puder, use uma boa baunilha, que tem um aroma doce, que satisfaz mais. Adoce à gosto, com adoçante líquido ou culinário, lembrando que menos é melhor, não se deixe levar pela vontade de colocar mais adoçante e correr o risco de amargar tudo. Bata tudo e passe pela peneira. Se formar espuma na superfície, retire com uma colher. Coloque em uma forma ou várias forminhas refratárias. No caso de uma forma grande, usei a potência média do microondas e cozinhei por 15 minutos. No caso de forminhas pequenas, é preciso testar o tempo de cozimento. Também pode ser feito no banho-maria, no forno.
Depois de gelado, sirva com uma colherada da geléia de damasco, que vai ser ácida, doce e complementar o flan. Essa geléia também fica boa com fatias de queijo fresco.
Não coloquei quantidades de adoçante porque vi que há uma variedade muito grande no mercado e não tenho certeza se todas são equivalentes em dulçor. Quero dizer, não sei se todas adoçam na mesma proporção.
A cara está ótima! Ainda não pude fazer nem o Crumble de Peras, porque estou passando uns dias fora de casa. Uma das coisas que tento demais descobrir é algum conservante que ajude a segurar uma preparação ao menos uma semana, porque, de fato, se não estraga, a aparência já fica diferente. E como é difícil fazer uma receita que não tenha pelo menos 4 a 6 porções!!!Quanto aos adoçantes, de fato há o que se pode medir como se mede açúcar e um que a cada colher de café adoça como 5 colheres de sopa de açúcar. Concordo com você: tem que ir devagar até ficar ao gosto de cada um. Abraços
[Translate]
Gilda, infelizmente adoçante realmente não conserva nada e o negócio é comer logo. Se for para apelar para uns conservantes químicos, eu prefiro ficar sem. Alguns têm um gosto horroroso. Mas estou pensando em alguma coisa que possa ser congelada e consumida mais tarde.
[Translate]
Minha amiga Cirley Bezerra faz muitos pratos doces para diabéticos(diga-se com adoçante)inclusive já fez várias vezes ao vivo na TV, procure no google que vai achar várias sugestões.
[Translate]