Kuro Hampen e Iwashi Dango

Viram Gokudo Meshi? É um filme recente (2011) onde presidiários contam as refeições mais memoráveis de suas vidas. Numa as cenas, um presidiário cai, diz que gostaria de comer “Kuro Hampen” e morre. Não espere encontrar pratos da alta gastronomia nesse filme. As melhores lembranças deles – e creio, de todos nós – são de pratos da cozinha doméstica. No filme, arroz com ovo, pudim, lamen, sukiyaki de missô (!), abacaxi em lata são as preferências deles. Mas tudo tem motivo, se puderem assistir ao filme, assistam. Não sei se existe versão legendada. Apesar de ser classificado como uma comédia, é um filme tocante.

Bem, e o que é “kuro hampen”? Trata-se de um prato típico de Shizuoka, província onde morei por muitos anos. É uma massa de peixe. Diferente do kamaboko, chikuwa, etc, é feito com peixe de carne escura. Faz sentido. Em determinada época do ano cardumes de sardinhas chegam perto da costa da província. Eu mesma pude constatar isso numa madrugada gelada. Com tamanha abundância, trataram de inventar maneiras diferentes de consumi-los.

Experimentei fazer. Vou contar uma coisa: não gosto de kuro hampen. Mas é uma questão de pesquisa. Fiz cozido, ficou um pouco mole, creio que deveria ter usado mais amido. Já frito ficou firme no ponto. Mas aí já muda de nome, vira iwashi dango.

E por algum motivo obscuro, iwashi dango era comum na minha adolescência. Creio que porque era uma coisa barata. E ainda é, na verdade. No Paraná ganhou um ovo cozido dentro.

100 gramas de sardinha, sem espinhas, bem gelada

100 gramas de cavala em filé, sem espinhas, bem gelada

4 gramas de sal

15 gramas de açúcar

60 gramas de polvilho doce

40 ml de água gelada

Processe tudo no processador de alimentos até virar uma pasta homogênea, que começa a formar uma bola dentro do processador.

Para fazer o kuro hampen, usei um pires e modelei em formato de meia-lua, com uma espátula.

O pires vai para dentro da panela com água quente até que a massa descole. Evite cozinhar muitos de uma vez só, para não abaixar a temperatura da água. Cozinhe por alguns minutos, retire com uma escumadeira e deixe escorrendo em uma peneira.

Depois de pronto, ele pode ser grelhado, servido em cozidos, etc.

Depois de frito, pode ser comido assim mesmo ou colocado em cozidos, sopas, etc.

Aviso: os sabores são bem fortes.

 

Já para os iwashi dango, basta fazer bolinhas e fritar.

 

 

Share This Post
Esta entrada foi publicada em Culinária japonesa, Prato principal, receita com as tags . ligação permanente.

3 Responses to Kuro Hampen e Iwashi Dango

  1. Sibelle diz:

    Gente do céu! que vontade que deu de comer isso aí! Pode ser feito com algum outro peixe?

    • Marisa Ono diz:

      Sibelle, Kuro Hampen é sempre feito com sardinha. Se for feito com outro peixe (de carne clara, como a corvina de água doce, o cação, etc) vira só… hampen.

  2. Patrícia diz:

    Olá Marisa! Conheci há poucos dias seu blog e, meu deus, quanta coisa bacana! Adoooro seu senso de humor nas explicações e observações, assim como sua facilidade em explicar as receitas! Você é ótima!!

    Abraço,

    Patrícia D’Aquino

Os comentários estão fechados.