No Paladar, Fermentados

Pois é, fermentados existem antes da humanidade. Estão aí, por toda parte, no solo, nas plantas que apodrecem e nas cozinhas. Não é novidade, mas tem atraído a atenção de muita gente. Paladar comenta sobre livros e chefs que andam fazendo experiências.

E fui citada. É, ando falando sobre fermentados há muito tempo, quem acompanha o blog  já leu sobre missôs, peixe curado e experiências com koji. Dizem que 1/3 do que comemos é fermentado. Não sei dizer, creio que depende um pouco da cultura do país. Mas que estamos bem próximos deles e nem sempre nos damos conta, é fato. Pão, queijos, vinhos, cervejas estão ao alcance das nossas mãos.

A matéria em que meu nome – para minha surpresa – aparece ao lado de David Chang e Jefferson Rueda é esta:

http://blogs.estadao.com.br/paladar/um-mundo-em-constante-fermentacao/

Para quem perdeu, uma das minhas últimas experiências com fermentados, tudo à base de koji:

http://marisaono.com/delicia/?p=5902

Cavalinha salgada que passa por um período de cura na geladeira, em ambiente frio e seco:

http://marisaono.com/delicia/?p=6185

Sobre missô:

http://marisaono.com/delicia/?p=1643

E eu até conversei com uns leitores sobre fermentados. Faltou muita coisa, é um universo grande, ainda preciso falar sobre conservas de vegetais e sobre o shiokara, conserva que aqui em casa fazemos com lula. Frutos do mar fermentados assustam? Sim, assustam mas são comestíveis…

http://marisaono.com/delicia/?p=6050

 

 

Share This Post
Esta entrada foi publicada em conservas, cotidiano, Midia. ligação permanente.

2 Responses to No Paladar, Fermentados

  1. Diulza Angelica dos Santos diz:

    Marisa parabéns, voçê esta sempre a frente, já vi muito videos do David Chang acho que ele é coreano ou seria chinês?Bem não importa; e muito bom os videos sobre o caminho do macarrão que eu vi já faz algum tempo.Marisa shiokara sera o que eu estou pensando? meio forte o sabor, mais sabe do que tenho saudade,Iwashi gohan,pena que tá no defeso da sardinho. e eu não tenho mais quem me faça,tem determinada comida que nunca sai com o mesmo sabor de algeum muito querida.

    • Marisa Ono diz:

      O David Chang é americano, descendente de coreanos. Ele foi ao Japão ver como é feito o tofu por lá e deve de ter uma série de videos dele. Eu o vi falando sobre fermentados no ano passado. Shiokara é uma conserva, geralmente de lula, mas também fazemos com manjuba. Tem cheiro e gosto fortes, não é para todo mundo, não.
      Ah, não sei se estou tão à frente. Acho que estou indo tão atrás, tão no passado que está fazendo a volta e indo para frente. Missô a gente fazia em casa na década de 70, são uns 30 e tantos anos de experiência.

Os comentários estão fechados.