Você está em casa. De repente, bate aquela vontade de comer um bolo. Abre a geladeira e só tem um ovo. Pode optar por desistir de fazer o bolo e ir buscar um na padaria, fazer um bolo de microondas numa caneca (que para mim não convence, gosto de bolo dourado), fazer contas para ajustar a receita de bolo de sempre para um único ovo ou fazer esta, que está no meu caderno de receitas há mais de vinte anos. Rende um bolo médio, fofinho e fica pronto em poucos minutos. O resto, é forno.
100 gramas de manteiga (ou mais ou menos meia xícara)
1 ovo (no caso usei ovo caipira, porque é o que tenho aqui e a gema é de cor mais viva)
1 1/2 xícara de açúcar
1 xícara de leite
2 xícaras de farinha de trigo
2 colheres de sopa de amido de milho
3 colheres de chá de fermento em pó
Baunilha ou raspas de limão, laranja ou o que preferir usar para aromatizar
Bata a manteiga com o açúcar e o ovo. Adicione um pouco do leite, batendo sempre, até formar um creme macio. Adicione os ingredientes restantes e o leite, misturando tudo bem.
Asse em forma untada e enfarinha, no forno pré-aquecido, forno médio.
Eu usei a forma para assar bolo na boca do fogão. Deixei em fogo baixo por 3 minutos e depois abaixei mais ainda, fogo bem brando, por uns 35 minutos. Ficou bem douradinho.
Coloquei na categoria “Cozinha do Desespero” porque é preciso estar um tanto quanto desesperado para querer fazer um bolo com um ovo só.
Troquei o açúcar por Toddy (= 200 g) e, por via das dúvidas, acrescentei uma colher de sopa de açúcar. Vamos ver o que acontece.
[Translate]
Ficou excelente! Se tem Toddy sobrando em casa, é um uso bem digno.
[Translate]
Eu achei ótima a receita, apenas diminuir o trigo .
[Translate]
Fiz ficou maravilhoso,,,,,
[Translate]