Bottarga de Pobre 2

IMG_5409

Há muito tempo fiz a receita da Mari Hirata. Trata-se de uma gema de ovo curtida em pasta de soja (miso), para ser comida com arroz. Mas é preciso cuidado, a gema pode se romper, é preciso delicadeza.

IMG_5402

Mas, como outro dia eu estava brincando com ovos congelados, resolvi curtir uma gema de ovo congelada. Congelei o ovo, até trincar. Depois deixei fora da geladeira e esperei que descongelasse. Separei a gema, que ficou bem mais firme.

Espalhei um pouco da pasta no fundo de um pote pequeno e acomodei a gema. Cobri com um pouco mais de pasta e levei à geladeira. Comi depois de uns 4 dias, deveria ter deixado só 2 dias, ficou salgado demais. Mas ficou gostoso. A textura muda, fica mais gelatinosa e o sabor é bem mais rico, complexo.

E o que fiz com a clara? Guardei no congelador, uso claras para empanados.

 

Share This Post
Esta entrada foi publicada em Culinária japonesa, curiosidades, rápido, receita com as tags , . ligação permanente.

2 Responses to Bottarga de Pobre 2

  1. Cassia Y. diz:

    Acabei de deixar umas poucas (8) gemas no misozuke! Adoramos gema crua com gohan então, mesmo sendo só para 3 pessoas, achei prudente fazer bastante. Pena que mesmo mais firme porque congelada, a ansiedade me fez romper algumas gemas. Torço para que o resultado não se perca em demasia! Obrigada pela receita Marisa!

Os comentários estão fechados.