Desafio Fermento Natural – Dia 3

IMG_0251

Após outras 24 horas, a mistura deve estar espumando, cheia de bolhas.

Se ontem não estava assim, siga os passos de ontem. Se já adicionou mais farinha de centeio e água, vamos ao passo seguinte.

O passo seguinte é estabilizar esse fermento. Pode provar. Vai estar muito ácido e não é bem isso que queremos. Queremos doma-lo, fazer com que ele cresça de forma ritmada.

Retire toda essa mistura, coloque em uma tigela e pese 60 gramas.

Acrescente 60 gramas de água e misture bem.

Junte 90 gramas de farinha de trigo comum e misture bem. Ou seja, a proporção agora será de 1-1-1,5.

IMG_0254

Coloque em um pote. Eu prefiro um pote de boca larga e com tampa de pressão. É que, caso forme gás, a tampa irá pular e não corro o risco (pouco provável, é verdade) de estourar o vidro.

Deixe descansando por 24 horas em um lugar abrigado da luz do sol, que não esteja perto de uma fonte de calor nem de vento.

Amanhã nos falamos.

 

Share This Post
Esta entrada foi publicada em receita com as tags , . ligação permanente.

7 Responses to Desafio Fermento Natural – Dia 3

  1. Marcia Luciana Aguena Castro diz:

    Estou confusa. Se no vidro ficará 60gr de fermento, 60gr de água e 120gr de farinha, não seria 1-1-2? O que está errado? A proporção ou a quantidade de farinha?

  2. Ana Claudia Savini diz:

    Do dia 3 para o dia 4 meu fermento parou de crescer. Eu usei 120gr de farinha e não 90. Daí ele cresceu, “murchou” e estacionou. Não percebi a diferença entre a quantidade e a proporção… Será que isso influenciou? Já alimentei 2 vezes depois disso com as quantidades e pausas do dia 4 e nada. Tem algo que eu possa fazer ou descarto esse e começo de novo?

    • Marisa Ono diz:

      Infelizmente acontece, Ana Claudia. Embora há muito não ocorra comigo, já aconteceu. O jeito é começar de novo. Experimente misturar a massa no primeiro e segundo dia, umas 2 a 3 vezes por dia, para que capture algum microorganismo do ar.

  3. Tatiana diz:

    Oi, Marisa, no segundo dia, quando fiz, notei que o fermento estava com manchas vermelhas. é normal?

Os comentários estão fechados.