Croquetovo, Batatovo, Scotted Egg de Batata ou Scotted Egg Croquet

Ganhei uns ovos mini (de franga) da granja Shiro. A intenção era fazer bolovo mas aí lembrei de ter visto um bolovo diferente, uma versão “da roça”, com batata, na tv japonesa. E como ovos e batata combinam muito bem, fiz hoje. E ficaram ótimos.

Pode ser uma imagem de comida e área interna

Coloquei os mini ovos na panela com água, um pouco de vinagre e sal. Contei 3 minutos a partir da fervura, escorri, coloquei em água com gelo e descasquei.

Enquanto isso, cozinhei algumas batatas Baraka (elas são vendidas sujas e têm a casca áspera, são bem secas e saborosas) mas poderiam ser Asterix ou César. As batatas precisam estar bem cozidas, para ter uma massa bem lisa. Espremi.

Refoguei um pouco de cebola bem picada com uma colher bem generosa de manteiga, até que as cebolas dourassem e ficassem bem macias. Juntei as batatas ainda quentes e fui misturando, ainda no fogo, para enxugar bem a massa. Temperei com sal e pimenta do reino. Refoguei as batatas por uns 5 minutos.

Passei os ovos em um pouco de farinha e cobri com essa massa ainda morna (porque depois de fria, ela perde a maleabilidade). Depois que frias, passei em farinha, claras batidas e panko.

Fritei em óleo quente até dourar.

Claro que outras coisas podem ser adicionadas à massa de batatas: ervas picadas, vegetais picados bem miúdos, carne moída refogada, queijo ralado.

A gema cremosa funcionou como um molho, ficou muito bom! Funciona como um lanche ou um prato principal.

Share This Post
Esta entrada foi publicada em Culinária japonesa, curiosidades, lanches, Prato principal, receita com as tags , , , , , , , . ligação permanente.