Okara Karintou

okara-karintou

O karintou (ou karinto) é um biscoito feito de farinha, açúcar, fermento e água, frito e passado em uma calda açucarada. A calda pode ser feita com açúcar mascavo ou branco, ser perfumada com gengibre ou receber um pouco de gergelim, amêndoas picadas ou amendoim picado. Também já vi ter resíduo de soja (produto que sobra da produção de leite de soja) na massa. Enfim, as duas coisas que não mudam é o formato – em tirinhas irregulares – e o fato de ser frito.

Okara Karintou (Biscoito Karinto com Resíduo de Soja)

450 gramas de okara (compra-se em lugares que vendem o queijo de soja, tofu; antigamente chegavam a dar de graça, hoje em dia, não tenho certeza).

450 gramas de farinha de trigo

2 colheres de fermento em pó

90 gramas de açúcar

3 colheres de óleo

Calda:

1 xícara de açúcar mascavo

1 xícara de açúcar crista

3/4 de xícara de água

Para a massa, misture todos os ingredientes e adicione água, o suficiente para formar uma massa elástica. Estique com um rolo, abrindo fino e corte em tirinhas de 1/2 cm de largura, com comprimento em torno de 5 cm. Não se preocupe muito, é interessante que sejam irregulares.

Frite em bastante óleo, fogo moderado, até que dourem e fiquem crocantes. Fogo alto demais vai queimar e o biscoito ficará borrachento por dentro.

Para a calda, misture todos os ingredientes e leve ao fogo, sem mexer, até atingir o ponto de fio. Pego um pouco de calda morna entre os dedos e, abrindo-os, forma um fio brando, de 2 cm, aproximadamente.

Junto os biscoitos e misturo, até que a calda açucare e tudo fique com uma aparência seca. Despejo em uma assadeira, espalho e deixo esfriar.

Share This Post
Esta entrada foi publicada em Culinária japonesa, Doces, receita com as tags , , . ligação permanente.