Compota de Morangos

Não é curioso como abandonamos alguns hábitos e depois voltamos à eles? Há muitos anos eu tinha o costume de manter umas caldas e compotas na geladeira, para comer com iogurte. Parei por uns tempos com o iogurte e com as compotas. Hoje senti saudade disso. Aproveitando duas caixinhas de morangos fiz esse doce com morangos inteiros.

Para fazer é bem simples, embora tome algum tempo. Para as 2 caixinhas de morangos – os muito grandes cortei ao meio, os menores mantive inteiros – limpos, usei 250 gramas de açúcar cristal. Despejei o açúcar em cima deles e deixei que o açúcar derretesse e o morango soltasse suco.  Depois é só levar ao fogo, cozinhar (tendo o cuidado de retirar a espuma que se forma na superfície, para que a calda fique com uma aparência limpa).  O ponto da calda vai variar. Eu gosto dela espessa, mas não demais, a ponto de virar geléia. Os morangos não vão despedaçar, os pedaços vão continuar aparentes e eu gosto disso na hora de comer.

E, bem, depois é só esfriar e colocar uma colherada ou duas dessa compota sobre iogurte natural. Se for em uma taça, melhor ainda. Minha mãe acabou de matar uma, o que me deixa feliz por conseguir aumentar a ingestão de cálcio dela…

Não sei quanto tempo sobrevive na geladeira, mas geralmente acaba antes de mofar.

 

 

 

 

 

 

Share This Post
Esta entrada foi publicada em Doces, Fácil, molhos, receita com as tags , , . ligação permanente.

3 Responses to Compota de Morangos

  1. Morango e iogurte é minha combinação preferida! Pareceu muito bom!!!
    Beijos!
    Yuri

  2. nana tucci diz:

    Que delícia, vou tentar fazer!

  3. Pingback: Frutas Luma e Compota de Figos Maduros « Delícia

Os comentários estão fechados.