Nougat Glacé com Castanha de Caju e Chocolate

Esta vai ser a última receita que publico este ano. Queria que fosse doce, porque de amargo chega uns momentos da vida. Também queria que fosse fácil, porque ando fugindo de complicações. Também queria que fosse um prato festivo, por conta da época do ano. Enfim, esta receita tem tudo isso e um pouco mais: São só 7 ingredientes e rende umas 6 a 8 porções generosas.

2 claras

100 gramas de mel

350 gramas de creme de leite fresco

2 colheres de sopa de açúcar

90 gramas de castanha de caju (usei o tipo pouco torrado, que é mais adocicado; caso prefira, pode trocar por amêndoa, nozes, avelãs, etc)

70 gramas de açúcar

3 a 4 colheres de água

100 gramas de chocolate em barra, cortado em raspas

Primeiro faça o praliné: misture 70 gramas de açúcar com um pouco de água e leve ao fogo, até começar a engrossar. Adicione as castanhas. Não misture, apenas sacuda a panela. Cozinhe até dourar. Cuidado para não dourar demais, porque o açúcar vai amargar. Despeje em uma assadeira untada e deixe esfriar. Pique grosseiramente com uma faca e reserve.

Bata as claras em neve. Enquanto isso, aqueça o mel em uma panela pequena, até ferver. Despeje o mel fervente devagar sobre as claras enquanto bate. A mistura vai aumentar de volume. Continua batendo até esfriar. O merengue terá uma aparência sedosa.

Bata o creme de leite bem gelado até começar a engrossar. Adicione as 2 colheres de açúcar e bata até formar um creme consistente, que forma picos.

Adicione o merengue e misture com delicadeza, com uma espátula, fazendo movimentos de baixo para cima. Nesse momento, se quiser, aromatize com baunilha ou cerca de 25 ml de licor. Adicione as castanhas carameladas e as raspas de chocolate e misture.

Coloque em uma forma de bolo inglês forrada com papel impermeável ou filme plástico. Dê umas batidas no fundo para assentar e alise a superfície. Leve ao congelador por uma noite.

Para servir, desenforme, retire o papel e fatie. Se quiser, sirva com uma calda.

PS: Nougat Glacé costuma ser feito com frutas cristalizadas, nozes, licor, lembrando mais um torrone congelado. Da próxima vez irei experimentar com frutas frescas picadas.

 

Share This Post
Esta entrada foi publicada em Doces, Fácil, receita com as tags , , . ligação permanente.