Bagel e Sanduíche de Pastrami e Alho Negro

Eu não me lembro de ter feito bagels antes. Bem, sempre existe a primeira vez. Vi várias receitas. Com ovos, sem ovos, com manteiga, sem manteiga. Acabei optando pela mais simples de todas, de um dos livros de receita que tenho aqui. Depois de assado e frio, fiz o teste: com a mão espalmada em cima, pressionei o pão. E não é que ele não se deforma mesmo?

Bem, não comi muitos bagels na vida, então não sei dizer se são tão bons. Mas funcionaram bem num sanduíche. A massa é firme, mais borrachuda que os pães que costumo fazer.

400 gramas de farinha de trigo

15 gramas de açúcar

3 gramas de sal

1 grama de fermento biológico seco instantâneo

Água suficiente para a massa

Misture todos os ingredientes secos. Adicione água aos poucos, misturando. A massa deverá ficar macia, mas não pegajosa demais. Sove por uns cinco minutos. Forme uma bola e deixe crescer. Vai pouco fermento mesmo, demora um pouco mais para crescer também.

Divida em 8 partes de forme bolas com cada uma. Deixe descansar por 10 minutos. Com um dedo, faça um furo no meio e alargue, formando uma rosquinha gorda. Deixe descansando em uma superfície enfarinhada.

Em uma panela grande coloque um bocado de água e deixe ferver. Adicione 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio. Cozinhe cada bagel em água fervente por 30 segundos cada lado. Coloque em uma forma untada. Eu pincelei com um pouco de gema batida e polvilhei sal moído em uns e gergelim em outros. Forno bem quente nos primeiros minutos e depois abaixei um pouco para terminassem de assar.

Já quanto ao sanduíche, deixei cebolas fatiadas bem finamente marinando em vinagre de maçã. Juntei fatias de pastrami (poderia ser rosbife), azeite e alho negro picadinho. Misturei para que tudo ficasse bem temperado e coloquei no pão.  Para um visual mais bonito, folhas de alface nova, quase brotos, por baixo. Nham! O adocicado do alho negro combinou muito bem com o ácido mas sem exageros do vinagre de maçã. E azeite, bem, azeite alegra qualquer prato.

 

Share This Post
Esta entrada foi publicada em carnes., lanches, massas, receita com as tags , , . ligação permanente.

3 Responses to Bagel e Sanduíche de Pastrami e Alho Negro

  1. Juliano diz:

    Nossa… Fiquei com agua na boca… Vou fazer logo… Hehehhe…

  2. Irene diz:

    Querida Marisa,
    Eu acho que nunca experimentei Bagel… Fiquei com muita vontade… Principalmente com a sua sugestão de Pastrami e Alho Negro… Deve ter ficado uma delícia…
    Bjs, Irene

  3. Pingback: Bagel com Pastrami, Cebola e Alho Negro « Alho Negro

Os comentários estão fechados.